Número de casos de Monkeypox sobe para 143 em Portugal

Portugal registou mais cinco casos de Monkeypox nas últimas 24 horas, aumentado para 143 o número total de infeções no país, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Número de casos de Monkeypox sobe para 143 em Portugal

Todos os casos de Monkeipox confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, refere a DGS no seu ‘site’, adiantando que casos identificados se mantêm em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

Para ler também
Champô vendido em Portugal retirado do mercado por ordem do Infarmed
A autoridade nacional do medicamente (Infarmed) ordenou hoje a retirada do mercado de três lotes de um champô vendido em Portugal por estarem em “situação irregular” (… continue a ler aqui)

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, informa a autoridade de saúde, acrescentando que a informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

Num documento publicado no ‘site’ sobre a doença, a DGS aconselha a quem tiver sintomas e sinais compatíveis com a doença, e sobretudo se tiver tido contacto próximo com alguém que possa eventualmente estar infetado, para entrar em contacto com centros de rastreio de infeções sexualmente transmissíveis, recorrer a serviços de urgência para aconselhamento e avaliação ou ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

A DGS alerta que a infeção pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de contacto físico próximo, incluindo contacto sexual. “Atualmente não se sabe se o vírus monkeypox pode ser transmitido através de sémen ou fluidos vaginais, mas o contacto direto, pele com pele, com lesões em práticas sexuais pode transmiti-lo”, sublinha no documento.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas. As lesões cutâneas geralmente começam entre um a três dias após o início da febre e podem ser planas ou ligeiramente elevadas, com líquido claro ou amarelado, e acabam por ulcerar e formar crostas que mais tarde secam e caem, refere a DGS.

“O número de lesões numa pessoa pode variar, tendem a aparecer na cara, mas podem alastrar-se para o resto do corpo e mesmo atingir as palmas das mãos e plantas dos pés. Também podem ser encontradas na boca, órgãos genitais e olhos”, informa, acrescentando que estes sinais e sintomas geralmente duram entre duas a quatro semanas e desaparecem por si só, sem tratamento.

Na orientação que define a abordagem clínica e epidemiológica da doença, a DGS refere que os casos suspeitos devem ser referenciados rapidamente para observação médica e os contactos assintomáticos podem continuar a manter as suas rotinas diárias, não necessitando de isolamento, mas durante o período de vigilância devem evitar viagens longas para que “possa ser mais exequível e mais rápido o isolamento”, na eventualidade de aparecimento sintomas.

No âmbito das medidas de saúde pública, a DGS recomenda que, perante um caso suspeito, provável ou confirmado, deve proceder-se ao isolamento e manter o distanciamento físico até à resolução das lesões (queda das crostas), assim como privar-se de permanecer no mesmo espaço se coabitar com crianças pequenas, grávidas e pessoas imunodeprimidas.

Entre outras medidas, deve ainda ser mantida abstinência sexual e privação de contactos próximos, garantida a higienização e desinfeção de objetos de uso pessoal, vestuário, roupas de cama, atoalhados e superfícies do espaço doméstico e limpas as superfícies duras com detergentes com cloro, deixando secar ao ar.

Impala Instagram


RELACIONADOS