Champô vendido em Portugal retirado do mercado por ordem do Infarmed

A autoridade nacional do medicamente (Infarmed) ordenou hoje a retirada do mercado de três lotes de um champô vendido em Portugal por estarem em “situação irregular”.

Champô vendido em Portugal retirado do mercado por ordem do Infarmed

O Infarmed adianta em comunicado publicado no seu site, que foi identificado, no âmbito de uma ação de fiscalização, a disponibilização no mercado nacional de três lotes deste champô, do fabricante Omega Pharma International NV, distribuídos pela empresa Perrigo Portugal, Lda. cuja data de validade apresentava etiqueta autocolante que cobria e alterava o prazo de validade impresso na rotulagem do produto.

“Apesar de o fabricante ter apresentado evidência técnico-científica que suporta o novo prazo de validade mais alargado, os lotes em questão encontram-se em situação irregular uma vez que a informação relativa do prazo de validade deve ser inequívoca e indelével por se tratar de aspeto crítico do ponto de vista de segurança e desempenho para o utilizador”, refere a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Neste sentido, a empresa Perrigo Portugal suspendeu de imediato e de forma voluntária a venda das unidades do produto, dos lotes afetados, que ainda dispunha em ‘stock’. Assim, o Infarmed ordena “a imediata suspensão” da comercialização dos lotes D0250121/R, D0250131/R e L9251221/R do Paranix Champô Extra Forte que ainda se encontrem em ‘stock’. “Poderão ser escoados e utilizados os produtos que já se encontrem no restante circuito de comercialização”, sublinha a autoridade do medicamento. Para obtenção de informações e esclarecimentos adicionais, o Infarmed refere deverá ser contactada a empresa Perrigo Portugal.

Impala Instagram


RELACIONADOS