Mau tempo encaminha-se para sueste mas sem previsão tão grave como no norte

Mau tempo que atinge o norte do país está a encaminhar-se para sueste.

Mau tempo encaminha-se para sueste mas sem previsão tão grave como no norte

A superfície frontal que atinge o continente e que trouxe precipitação intensa no norte do país está a encaminhar-se para sueste, mas não está prevista uma situação tão grave como a que ocorreu a norte, disse fonte do IPMA. Em declarações à Lusa, Ricardo Tavares, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), revelou que a superfície frontal fria que hoje trouxe «mau tempo e precipitação intensa» no norte está a deslocar-se de noroeste para sueste, tendo já passado a região de Lisboa, estando agora a passar no distrito de Setúbal (cerca das 15h00).

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para este domingo, 20 de outubro

«No interior, ainda está mais inclinada, ainda vai nos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra e Santarém. Vai para sueste e, na sua passagem, vamos ter precipitação mais persistente. No entanto, não se prevê uma situação tão gravosa com a ocorreu esta manhã e início da tarde no litoral da região norte», explicou Ricardo Tavares. Segundo o meteorologista, ao longo da tarde de hoje, prevê-se que a superfície frontal «passe por todo o território do continente», passando, gradualmente, a um regime de aguaceiros «que podem ser mais intensos no norte e centro e com trovoada».

Mau tempo também no domingo

«Para domingo e próximos dias está prevista alguma nebulosidade, com possibilidade de existir pontualmente alguns aguaceiros e uma descida de temperatura», adiantou Ricardo Tavares. As «condições meteorológicas adversas» provocaram hoje o desvio de pelo menos nove voos no Aeroporto Sá Carneiro, distrito do Porto. Até cerca das 13h30, e de acordo com o comandante Pedro Araújo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tinham sido registadas 52 ocorrências para o distrito do Porto e 34 para o distrito de Braga, desde as 00h00, sendo que se registaram maioritariamente depois das oito da manhã.

LEIA MAIS
ALERTA | Pelo menos 9 voos desviados por condições climatéricas no aeroporto do Porto
Sónia Brazão afastada da televisão dedica-se à venda ambulante

Impala Instagram


RELACIONADOS