França apreendeu mais de 10 toneladas de cocaína em pesqueiro brasileiro

As autoridades francesas anunciaram hoje a apreensão, no golfo da Guiné, de 10,7 toneladas de cocaína, com um valor de mercado estimado em 695 milhões de euros, escondidas num barco de pesca com pavilhão brasileiro.

França apreendeu mais de 10 toneladas de cocaína em pesqueiro brasileiro

A Prefeitura Marítima do Atlântico anunciou, em comunicado, que a Marinha francesa intercetou a embarcação em 12 de março, graças a informações recebidas de uma agência europeia, o Centro de Análise e Operação de Narcóticos Marítimos, e da DEA norte-americana, com base numa investigação da Polícia Federal brasileira. A bordo foram encontradas mais de 10 toneladas de cocaína.

A operação francesa, conduzida pelo Ministério Público de Brest e pela Prefeitura do Atlântico, foi realizada ao abrigo do artigo 17.º da Convenção das Nações Unidas sobre a Droga, que permite a um Estado intervir num navio suspeito se tiver a aprovação do país em que o navio está registado, neste caso o Brasil.

A Marinha francesa está também estacionada no golfo da Guiné desde 1990, no âmbito da operação multilateral Corymbe, em que a França contribui para reforçar a segurança nesta zona, uma das mais críticas para o trânsito de droga proveniente da América Latina.

“A perfeita cooperação entre os intervenientes nacionais e internacionais na luta contra a droga conduziu a este resultado excecional, que ilustra a eficácia da ação do Estado francês no mar, no âmbito da proteção das fronteiras externas e da luta contra a criminalidade organizada”, sublinhou a Prefeitura.

As 10,69 toneladas de cocaína que foram retiradas do navio e destruídas – de acordo com as autoridades francesas – têm um valor de mercado estimado em 695 milhões de euros.

Impala Instagram


RELACIONADOS