Estado português prepara-se para assumir a despesa do medicamento de Matilde

A VISÃO avança que o ministério da Saúde, o hospital de Santa Maria e o Infarmed estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução para que a bebé Matilde possa receber o tratamento em Portugal e ainda que o Estado português vai custear a despesa.

Estado português prepara-se para assumir a despesa do medicamento de Matilde

Horas depois de os pais da pequena Matilde – diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1 – anunciarem terem chegado à meta dos  dois milhões de euros necessários para comprar o medicamento mais caro do mundo, a VISÃO avança que o ministério da Saúde, o hospital de Santa Maria e o Infarmed estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução para que a bebé Matilde possa receber o tratamento em Portugal e ainda que o Estado português vai custear a despesa.

A mesma publicação noticia que as autoridades nacionais e a Novartis têm estado em conversações nos últimos dias e que esta tarde  vai decorrer uma reunião no Infarmed para se combinarem os últimos detalhes. Nessa reunião estarão presentes o diretor clínico do Hospital de Santa Maria, onde a criança está internada, os responsáveis do Infarmed e do laboratório farmacêutico.

Trabalha-se para que, no máximo, em duas semanas, Matilde possa estar a receber o tratamento. Para tal, o Infarmed terá de aprovar a administração do medicamento e o hospital bem como o próprio serviço onde o medicamento será administrado terão de ser certificados.

No post em que os pais da menina dão a notícia de que o dinheiro foi angariado, referem que «o valor que não for utilizado no tratamento da Matilde será doado às famílias com outras “Matildes”».

LEIA MAIS

Mãe que injetava veneno no filho queria chamar a atenção do ex-namorado

Impala Instagram


RELACIONADOS