Covid-19: 47 mil chamadas a pedir ajuda psicológica desde 1 de abril

A Linha de Aconselhamento Psicológico inaugurada em 1 de abril está próxima de receber 50 mil pedidos de ajuda psicológica. Perto de quatro mil chamadas foram efetuadas por profissionais de Saúde.

Covid-19: 47 mil chamadas a pedir ajuda psicológica desde 1 de abril

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), disponível no serviço SNS24 desde 1 de abril, duplicou os pedidos de ajuda psicológica desde julho. Naquele mês, tinham solicitado ajuda 23 mil utentes. Até ao início de novembro, houve 47.248 chamadas de pessoas em situação de fragilidade emocional motivada pela pandemia de covid-19.

LEIA DEPOIS
Dia da Segurança do Computador. Sextortion, saiba o que é

Perto de 4 mil profissionais de Saúde pediram ajuda psicológica

Do total de chamadas, 3.779 foram efetuadas por profissionais de Saúde e outubro foi o período que registou mais atendimentos, 7.649 chamadas, seguindo-se setembro, com quase 7 mil. A Linha de Atendimento Psicológico do SNS24 consitui uma das iniciativas promovidas pelo Ministério da Saúde destinadas a minimizar os impactos da pandemia na saúde mental dos portugueses. Outras, no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental, passaram, também, pela criação de núcleos nos centros de saúde para responder a casos de ansiedade, insónias e depressão.

LEIA TAMBÉM
Reino Unido abate 10 mil perus após confirmação de surto de gripe das aves

Utentes que pediram ajuda tinham em média 39 anos

O programa de consultas de apoio psicológico à distância lançado a nível nacional pela Santa Casa da Misericórdia, funcionou entre entre abril e junho e acompanhou 142 utentes dos quais 23% (27) beneficiaram de duas a seis consultas. A média de idades das pessoas apoiadas foi de 39 anos. A mais nova tinha 17 anos e a mais velha 74. Dos pedidos de ajuda psicológica recebidos pela Santa Casa, 68% partiram de mulheres e 67% tinham o ensino superior.

LEIA AINDA
Ciúmes levam mulher a esfaquear atual namorada de ex-companheiro [vídeo]

Um quinto de quem pediu aconselhamento estava desempregado

Os dados divulgados pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa indicam que 67% dos utentes estavam empregados, 19% encontravam-se em situação de desemprego e 11% estudavam. O diagnóstico efetuado no primeiro contacto apontou para que 62,7% se encontravam num nível de gravidade moderado e 24,6% em estado grave . Também a linha gratuita SOS Criança recebeu 1.778 pedidos de ajuda entre janeiro e setembro. Entre março e maio, as chamadas quase duplicaram – 770, mais 300 do que no mesmo período do ano passado.

Foto: Victorien Ameline

LEIA AGORA
Contas-Poupança: Saiba como poupar em tempos de crise

Impala Instagram


RELACIONADOS