Os 5 alimentos a evitar para prevenir um AVC

A alimentação e a falta de exercício físico estão entre os principais fatores potenciadores deste tipo de problemas.

Os 5 alimentos a evitar para prevenir um AVC

É impressionante a quantidade de pessoas à nossa volta que sofreram ou já passaram por um enfarte ou AVC. Existe uma grande probabilidade de já ter conhecido pelo menos uma pessoa que passou por essa situação que, muitas vezes, acaba mesmo por ser fatal. A alimentação e a falta de exercício físico estarão entre os principais fatores potenciadores deste tipo de problemas. Importa, pois, manter-se ativo e adotar uma dieta equilibrada.

Fuja destes 5 alimentos se quiser evitar um enfarte ou AVC

Falando mais concretamente naquilo que come, deve manter os níveis de triglicéridos sob controle. Os triglicéridos são gorduras que o corpo não necessita e que permanecem no sangue, potenciando enfartes e AVCs. Ora, existem alguns alimentos que deve evitar de forma a manter os níveis equilibrados. Ainda mais se tiver tendência a ter os triglicéridos elevados. Quais são eles? Alguns são evidentes, mas outros nem tanto. Alimentos a evitar para manter triglicéridos equilibrados:

Fruta. Algumas frutas, quando cozidas, libertam bastante açúcar. De forma a evitar isso, deve comer uma porção pequena da fruta inteira e com casca.

Álcool. Bebidas como vinho, cerveja e cocktails são altamente calóricas, o que por sua vez estimula a produção de triglicéridos. E mais, em pessoas com gordura no sangue superior a 500 miligramas/decilitro, a ingestão de álcool pode provocar pancreatite aguda.

Hidratos. Reduza o consumo de pão, arroz, aveia, leguminosas e, se possível, opte por versões integrais destes alimentos e em pequenas doses.

Doces. O consumo de açúcar, branco ou mascavado, assim como de mel, adoçantes e doces em geral é perigoso para aqueles que têm triglicéridos altos. Isto deve-se ao facto destes alimentos aumentarem a taxa de gordura no sangue.

Carne vermelha. As gorduras saturadas da carne vermelha só devem ser ingeridas, no máximo, uma vez por semana. Substitua por carnes brancas ou peixe. Dê primazia a uma dieta rica em legumes e vegetais.

 

LEIA AINDA
Uso prolongado de paracetamol aumenta risco de ataque cardíaco e derrame

Impala Instagram


RELACIONADOS