Neurocientista revela 3 coisas que deve fazer para ser mais saudável

O neurocientista Andrew Huberman deixou alguns conselhos que pode implementar para uma rotina mais saudável.

Neurocientista revela 3 coisas que deve fazer para ser mais saudável

Neurocientista revela 3 coisas que deve fazer para ser mais saudável

O neurocientista Andrew Huberman deixou alguns conselhos que pode implementar para uma rotina mais saudável.

Acordar cedo é difícil para alguns. Porém, a verdade é que está cientificamente comprovado que acordar de manhãzinha tem consequências muito positivas, tanto a nível físico como mental. O neurocientista Andrew Huberman, apresentou três dicas que pode implementar para uma rotina matinal saudável.

Apanhar luz natural

Para um sono de qualidade, aconselha a exposição à luz natural logo ao acordar – sair à rua e apanhar cerca de dez minutos de sol. Tal, aumenta os níveis de cortisol, hormona que ajuda a manter os níveis de alerta, foco e melhoria de humor. A verdade é que é importante que o faça logo pela manhã uma vez que, 16 horas depois de acordar, vai começar a produzir melatonina, que ajuda no adormecer. A luz natural de manhã vai libertar dopamina, o que significa que terá mais motivação e um objetivo para o novo dia.

Café ao acordar é péssima ideia

Não há dúvidas que o café tem múltiplos benefícios. Ainda assim, quando o tema é levantar cedo, não é algo que deva ser feito imediatamente se o objetivo passa por estar motivado e focado. De acordo com o especialista, só deve ingerir café uma hora após ter despertado. Assim, consegue manter os níveis de adenosina (hormona que promove o sono) baixos e ser produtivo durante o dia. Quando bebe café assim que acorda, vai aglomerar uma quantidade de adenosina que acaba por transmitir ao cérebro a informação de que está na hora de dormir.

Naturalmente, para aqueles que estão habituados a uma rotina diária com cafeína, esta afigura-se uma tarefa nada fácil. Nesse sentido, Huberman deixou uma sugestão que, progressivamente, o ajudará a chegar ao objetivo final. Inicialmente, comece por não beber café nos primeiros 15 minutos após acordar. Depois, pode ‘esticar’ até aos 30 minutos e assim sucessivamente até atingir os 60 minutos.

Aumentar a temperatura do corpo

A temperatura do corpo afeta a predisposição para o sono e tem tremenda influência na forma como acordamos. Antes de acordar, a temperatura aumenta do corpo até meio do dia. Depois, começa a cair e atinge o ponto mais baixo a meio da noite. Para aumentar a temperatura interna no corpo, é aconselhado praticar exercício físico e tomar um duche de água fria. O neurocientista explica que quando a superfície do corpo está fria, a temperatura interna aumenta para compensar. Afirma ainda que os banhos de água fria são ótimos uma vez que faz com que haja uma libertação de adrenalina e dopamina, que se prolongam por horas após essa exposição à água. Quando combina “luz, exercício e exposição a água fria” está a relaxar o corpo.

Foto: Shutterstock

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