Frio? Esta é a temperatura mais baixa que há registo

Uma experiência realizada por investigadores alcançou em laboratório a temperatura mais baixa alguma vez registada no Universo.

Frio? Esta é a temperatura mais baixa que há registo

Qual é a temperatura mais baixa que consegue imaginar? O valor mais baixo medido no nosso planeta foi de -89,2 ℃, na Antártida. No entanto, em alguns pontos da Lua, a temperatura chega a uns impressionantes -200 ℃. Porém, uma equipa internacional de cientistas conseguiu bater todos os recordes e alcançou a mais baixa temperatura alguma vez registado no universo.

Investigadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, e da Universidade de Kyoto, no Japão, obtiveram, em laboratório, uma temperatura 3 mil milhões de vezes mais baixa do que a mais baixa até agora registada no espaço interestelar. A equipa chegou a uma temperatura – 273,15 ℃ – que ficou a apenas um milésimo de milésimo de um grau -273,15 ℃, o zero absoluto na escala Kelvin.

Implicações tecnológicas e até de transporte

“A não ser que alguma civilização extraterrestre esteja neste momento a fazer experiências parecidas com esta, a que estamos a realizar em Kyoto está a obter as partículas mais frias de todo o Universo, diz Kaden Hazzard, investigador da Universidade norte-americana e um dos autores do estudo publicado na Nature Physics. Os cientistas usaram lasers para arrefecer átomos de itérbio, o elemento químico número 70 da Tabela Periódica.

Eduardo Ibarra García-Padilla, outro dos cientistas, acrescenta que no alguns estados da matéria só são alcançados em temperaturas muito baixas. “Alcançar essas temperaturas (e esses estados) permitirá compreender melhor fenómenos da física como a supercondutividade nos óxidos de cobre, que podem ter importantes aplicações tecnológicas”. “E esses [estados] podem ter propriedades magnéticas ou de transporte completamente diferentes das de outros materiais”, concluiu.

Cinco mitos sobre o uso de aquecedores em casa
Aprenda a fazer um consumo eficiente de energia e evite pagar mais pelas suas faturas do que aquilo que necessita. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS