Emagrecer sem fome | 5 dicas para fazer dieta sem perder a coragem

Maria Gama, nutricionista, ajuda-o nesta luta!

Emagrecer sem fome | 5 dicas para fazer dieta sem perder a coragem

Nem sempre são tomadas opções corretas quando se quer emagrecer. Há pessoas que decidem iniciar uma dieta desorganizada e passam o dia quase sem comer nada e muitas vezes a petiscar, como umas bolachinhas ao pequeno-almoço, uma maçã a meio da manhã, uma salada (sem massa) ao almoço, um iogurte a meio da tarde e mais tarde umas bolachas a caminho de casa. Mas sabia que passar fome não é a melhor solução para emagrecer? Há que manter um estilo de vida saudável sem se prejudicar e a nutricionista Maria Gama, do projeto Põe-te na Linha, consegue ajudá-lo.

Há pessoas que passam o dia todo com fome, ansiosos por “chegar a hora” de poder voltar a comer novamente. O que é que acontece? Imensa fome ao fim da tarde e à noite! Será que não pode estar relacionado com passar o dia a comer pouco ou muitas horas entre as refeições principais? Normalmente, após esta modificação no plano alimentar, as diferenças são significativas e a vontade de “comer tudo” passa. Além de nos sentirmos muito mais saciados, com energia e bem-dispostos por comermos bem. Para perder peso, para manter o peso e para sermos saudáveis, temos de ter um dia alimentar equilibrado e… comer!

LEIA DEPOIS
Masturbação queima calorias? Especialista dá-lhe a resposta

As 5 dicas de Maria Gama para emagrecer sem fome

1. Faça várias refeições ao longo do dia: A sua fome estará mais controlada e será mais fácil que não fique cheio de fome com vontade de “comer tudo”. Se não o fizer é bem mais provável que lhe apeteça um alimento menos saudável, principalmente ao fim da tarde, quando chega a casa. Agora nas férias não ande a “petiscar”, tente fazer sempre entre a 5 a 6 refeições.

2. Almoce bem! Se comer apenas uma sopa e uma peça de fruta é provável que comece a ter fome rapidamente e com vontade de um “chocolatinho” ou uma bolachinha! Não pode ficar com fome passado 1h de ter almoçado! Comece com uma sopa, siga para o prato principal e depois, opcional, fruta. Arranje estratégias saudáveis para colmatar a vontade do doce: Normalmente tenho maçã sempre cozida… É só aquecer, juntar canela e já está! Pode fazer o mesmo com banana ou com pêra. Estamos na época do marmelo, do dióspiro.. frutas doces e que podem ser incluídas no seu dia-a-dia! Tire proveito da fruta da época. Ou então, um quadrado de chocolate negro!

3. Faça o lanche da tarde: Faça um esforço e ande com snacks ou lanches bastante práticos e que consiga comer quando não é possível fazer um intervalo no trabalho (Ideias aqui). Ovos cozidos, frutos secos (há imensa variedade como pode ver na imagem em baixo), queijo fresco, flocos de aveia entre outros…

LEIA MAIS
Desporto: 3 dicas para tirar mais proveito da caminhada

4. Se for ao café peça logo um pão para o lanche: Se não levar nada para o lanche, não é opção não comer nada durante a tarde! Ou seja, se a solução é ir ao café ao pé do trabalho, opte pelo pão (claro, deixar de lado bolos de pastelaria etc). Faz com que não caia na tentação de pedir um doce ou um alimento menos saudável. Além disso, tente ficar de costas para a vitrine.

5. Mais uma dica: Jante bem! Se não o fizer, assim que se sentar no sofá a descansar, ou até mesmo quando está a arrumar a cozinha, vai começar a pensar que alimentos é que tem na dispensa…chocolatinho? bolachinhas? Ah pois é… e depois não consegue resistir! Jante um prato de sopa e depois uma proteína com legumes pelo menos.

LEIA AGORA
Estes alimentos de origem vegetal têm tanta proteína quanto a carne

Impala Instagram


RELACIONADOS