Dez dicas para aumentar a produtividade no trabalho durante o verão

Está provado que a produtividade pode diminuir até 20% nos meses de verão. As razões para o calor tornar difícil a concentração no trabalho são diversas, mas pode sempre contrariar esta tendência com as dicas certas. Tome nota…

Dez dicas para aumentar a produtividade no trabalho durante o verão

Dez dicas para aumentar a produtividade no trabalho durante o verão

Está provado que a produtividade pode diminuir até 20% nos meses de verão. As razões para o calor tornar difícil a concentração no trabalho são diversas, mas pode sempre contrariar esta tendência com as dicas certas. Tome nota…

Está provado que a produtividade pode diminuir até 20% nos meses de verão. As razões para o calor tornar difícil a concentração no trabalho são diversas, mas pode sempre contrariar esta tendência com as dicas certas.Os estudos, divulgados pela Adecco, empresa especialista em Recursos Humanos e Outsourcing, indicam também que a curva de concentração cai 19% e a possibilidade de distração aumenta 45%.

LEIA DEPOIS
Os perigos dos cigarros eletrónicos

Como aumentar a produtividade e evitar o estado de letargia

Mas somos realmente menos produtivos durante os meses de verão? Especialistas garantem que sim, independentemente do empenho ou da dedicação que se tem ao trabalho. É claro que o calor potencia o estado de letargia, mas a este factor juntam-se outros, como o facto de a luz do sol aumentar o estado de felicidade e fazer com que o cérebro defina novas prioridades: férias, ar livre e planos de lazer. A Adecco sugere algumas dicas que podem ajudá-lo a aumentar a concentração e a manter-se profissionalmente ativo em plena época estival.

  1. Transforme o negativo em algo positivo e faça uma lista do que tem que fazer. Antes de começar o dia, escreva a lista de tarefas e ordene-as de acordo com a urgência e a importância. Quando começar a executar qualquer uma das suas funções, concentre-se nela e não perca tempo a pensar na seguinte. Tudo a seu tempo.

  2. Organize o seu espaço de trabalho. Tenha tudo o que precisa na ponta dos dedos e retire da secretária o que pode distraí-lo. Tente automatizar as tarefas ao máximo para que possa realizá-las em pouco tempo e concluir bem o seu dia.  

  3. Descanse entre as tarefas. Entre os objetivos que definiu no início do dia, faça pausas, no máximo, de 10 minutos. É nisso que se baseia a Técnica Pomodoro : 50 minutos de concentração de trabalho seguidos de 10 minutos de desconexão para que a sua produtividade seja máxima.

  4. Diga não à procrastinação. Não deve adiar tarefas, não importa quão chatas sejam. Atrasá-las não as fará desaparecer, mas tornar-se-á uma fonte de stresse e desmotivação. Se conseguir fazê-las assim que chegar, terá um desempenho melhor e sentir-se-á muito mais motivado.

Aprenda a gerir a agenda e a definir prioridades

  1. Tire proveito do ambiente de trabalho. Como é provável que haja menos barulho no escritório, é o momento ideal para preparar projetos futuros, concluir tarefas pendentes, organizar arquivos confusos … estas tarefas ajudá-lo-ão a aumentar a produtividade a médio e longo prazo. 

  2. Estabeleça metas de curto prazo. Se marcar tarefas viáveis ​​para serem realizadas em pouco tempo, ficará motivado no trabalho e aumentará a produtividade no verão. Deve lutar contra o mito de que nada é feito no verão.

  3. Aposte nos dias intensivos e no teletrabalho, se possível. Como o desempenho geral de muitas empresas diminui no verão, esse é um bom momento para configurar o dia intensivo.

  4. Seja flexível com os feriados e com as férias de Verão. Escolha os seus dias de descanso ao longo do ano, em vez de focar todos nos meses de Verão. Além disso, pode viajar ou aproveitar os seus dias de lazer na época baixa, assim, economizará e sairá da azáfama do ritmo diário.

  5. Aproveite para aprender. O verão é um bom momento para se especializar, reciclar ou reforçar o conhecimento. Aproveite o tempo extra do dia intensivo ou o teletrabalho e os dias mais longos e prazerosos, para fazer cursos online, ler as notícias sobre o seu setor ou inscrever-se nos programas das universidades de verão e escolas de negócios.

LEIA MAIS
Instagram tal como o conhecemos tem os dias contados
Beber vinho faz bem à saúde. Conheça os cinco benefícios

Impala Instagram


RELACIONADOS