Quatro alimentos que evitam azia, prisão de ventre e desconforto abdominal

Azia, prisão de ventre e desconforto abdominal podem ser evitados com os alimentos certos.

Quatro alimentos que evitam azia, prisão de ventre e desconforto abdominal

Azia, prisão de ventre e desconforto abdominal podem ser evitados com os alimentos certos.

Azia, prisão de ventre e desconforto abdominal. Estas são algumas das consequências mais comuns da má-digestão, que, em boa parte dos casos, é causada por alimentos. A dieta é a principal aliada no combate ao problema e algumas frutas e chás podem espantar e evitar o mal-estar após as refeições. Segundo a médica Domenique Ferreira ter uma alimentação equilibrada e investir em alimentos ricos em fibras são os principais aspectos a observar-se por quem possui propensão a má-digestão. «É importante estar atento, pois alguns alimentos possuem justamente o papel oposto e acabam por dificultar esse processo essencial para o nosso corpo e que tem impacto direto na qualidade de vida», explica.

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Alguns alimentos específicos podem ajudar nos processos digestivos, como é o caso da maçã, que possui uma boa fonte de água e fibras. «Quando ingerida com casca, a fruta torna-se uma opção natural e eficiente para melhorar o funcionamento do intestino», explica Domenique. Outra fruta aliada da digestão é a ameixa, velha conhecida de quem convive com crises de prisão de ventre. «A fruta tem poder laxativo devido ao alto teor de fibras que possui, assim como a presença de ácidos orgânicos digestivos que melhoram o trânsito intestinal», aponta.

Texto: Luís Martins | WiN

4 alimentos para melhorar a digestão

Fruta é «opção natural e eficiente para melhorar o funcionamento do intestino», explica a médica especialista em alimentação Domenique Ferreira

Papaia

Por possuir papaína, enzima que facilita a digestão e favorece o intestino, a fruta tem alto poder digestivo e ainda elimina a sensação de peso após as refeições, assim como neutraliza o excesso de acidez no estômago.

Couve

Além de promover a digestão, é uma rica fonte de vitamina B1, que auxilia todo o processo do metabolismo.

Banana

A fruta melhora o trânsito intestinal assim como diminui problemas de obstipação sem o uso de laxantes.

Abacaxi

Devido a presença de fibras que retardam o esvaziamento gástrico, a fruta evita picos glicémico e ajuda no melhor funcionamento do intestino.

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