Os 6 passos para mudar de profissão em 2020

Se passou o ano de 2019 a queixar-se do seu trabalho atual, talvez esteja na hora de equacionar não passar outro ano a fazer exatamente o mesmo, sem tomar uma decisão.

Os 6 passos para mudar de profissão em 2020

Os 6 passos para mudar de profissão em 2020

Se passou o ano de 2019 a queixar-se do seu trabalho atual, talvez esteja na hora de equacionar não passar outro ano a fazer exatamente o mesmo, sem tomar uma decisão.

Se passou o ano de 2019 a queixar-se do seu trabalho atual talvez esteja na hora de equacionar não passar outro ano a fazer exatamente o mesmo e sem tomar uma decisão. Mudar de carreira profissional e conseguir obter oportunidades num novo setor em 2020 implica um desafio emocionante, mas também algumas dificuldades. Se já percebeu que a sua carreira precisa de uma nova abordagem em 2020, é hora de começar a planear os próximos passos. A Adecco ajuda com os alguns passos básicos para o bom planeamento.

LEIA DEPOIS
Chef Rui Paula conquista segunda estrela Michelin e começa a «trabalhar para a terceira»

Primeiro, descreva em detalhe exatamente em que posição/função gostaria de trabalhar. Ter uma ideia muito clara dos objetivos ajudá-lo-á a não dar passos falsos.

Analise quais são os requisitos para começar no novo setor de interesse e comece a treinar nas áreas necessárias. Pesquise cursos, escolas, formações (presenciais ou online), conferências ou eventos. A oferta de recursos disponíveis para formação é hoje mais ampla do que nunca. Use a internet, redes sociais, bibliotecas, organizações ou instituições para descobrir maneiras diferentes de abordar os seus objetivos.

Comece a ganhar experiência. Seja como um colaborador pontual, estagiário ou simplesmente voluntário. Encontre uma maneira de começar a criar experiência no seu novo campo de interesse. Entre em contato com empresas ou instituições relacionadas ao seu novo objetivo para descobrir como fazê-lo.

Fortaleça a sua rede de contatos: agora deve incluir contatos vinculados aos seus novos objetivos profissionais. Lembre-se de procurar empresas e organizações, mas também profissionais do seu novo setor de interesse que possam ajudá-lo nessa mudança.

Participe em fóruns, participe em eventos de networking e comece a estabelecer relações com aqueles que partilham os seus novos interesses.

Transforme o seu currículo e o seu perfil: comece a adaptar as suas cartas de apresentação, currículos e perfis online ao seu novo objetivo profissional. É hora de descobrir as habilidades transferíveis e reformular as palavras-chave no seu perfil.

Contate com as empresas mais relevantes do novo setor, que lhe interessam: depois de começar a mudar e apostar num novo curso vai ganhar as ferramentas necessárias para começar a trabalhar no setor. É hora de entrar em contato com empresas que representam um target e oferecer o seu conhecimento e experiência. A auto-candidatura é uma ferramenta ideal para isso.

LEIA MAIS
Mau tempo | Vários distritos sob aviso devido à chuva, vento e agitação marítima
Mude a sua sorte: 5 dicas para ganhar o Euromilhões

Impala Instagram


RELACIONADOS