6 sinais de que está com falta de vitamina D

A falta de vitamina D pode ter efeitos muito sérios e graves para o organismo. Alguns dos sintomas de défice desta vitamina incluem cansaço excessivo ou falta de ânimo, mas há mais.

6 sinais de que está com falta de vitamina D

6 sinais de que está com falta de vitamina D

A falta de vitamina D pode ter efeitos muito sérios e graves para o organismo. Alguns dos sintomas de défice desta vitamina incluem cansaço excessivo ou falta de ânimo, mas há mais.

A falta de vitamina D pode ter efeitos muito sérios e graves para o nosso organismo. O corpo humano produz vitamina D a partir do colesterol quando se expõe à luz solar. No entanto, esta vitamina pode ser também adquirida através da ingestão de peixes como o salmão ou a sardinha e, também, de laticínios. A falta de vitamina D pode provocar sintomas como fraqueza muscular, cansaço extremo e até mesmo problemas do foro mental. Contudo, nem sempre é fácil perceber se estamos com falta desta vitamina uma vez que os sintomas são muito subtis. Confira aqui 6 sinais que não deve ignorar!

Falta de ânimo

A fraca exposição solar resulta na pouca produção de serotonina, vulgarmente conhecida como a hormona da felicidade. A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor e caso a sua produção não seja estimulada com a exposição solar, vai sentir falta de ânimo e muitas vezes tristeza.

Cabeça transpirada

Se suar constantemente e excessivamente na zona da testa e do escalpe, este é um dos sintomas de défice de vitamina D. Caso sue excessivamente, apesar da sua temperatura corporal ser normal e a atividade também, pode necessitar de mais vitamina.

Cansaço excessivo

Sente-se constantemente cansado? É um sinal comum desta deficiência. No entanto, este é um dos sintomas mais ignorados. A sensação de cansaço crónico pode mesmo afetar bastante a qualidade de vida dos indivíduos.

Fraturas

Sofre constantemente de fraturas ósseas? Atenção, pode ser um sintoma de défice de vitamina D. «A maioria dos indivíduos acredita que a falta de cálcio no organismo afeta a saúde dos ossos, o que é verdade», referiu a nutricionista e personal trainer Jennifer à publicação Reader’s Digest.

«Contudo, sem a vitamina D, o cálcio não é devidamente absorvido», sustentou. «A vitamina D, especificamente a D3, que aumenta a absorção de cálcio, é uma substância crítica na prevenção de ossos frágeis e quebradiços», continuou a nutricionista.

Feridas que não cicatrizam

Se tem uma ferida ou uma lesão depois de ter sido submetido a qualquer cirurgia que demora mais do que é suposto a cicatrizar, este é um dos sinais de que está com défice de vitamina D. Esta vitamina é a responsável por produzir os compostos que contribuem para a regeneração da pele e é por isso muito importante no processo de cicatrização e cura de uma ferida.

Dores articulares

A carência de vitamina D pode ser altamente prejudicial para a saúde dos ossos, podendo dar origem a dores intensas nas articulações e na estrutura óssea. De acordo com a rede farmacêutica Hollant and Barrett, o défice de vítima manifesta-se, principalmente, através de dores nos joelhos e na coluna.

LEIA MAIS

Sinusite: o que é, quais os sintomas e como tratar

Afinal, devemos dormir com fome ou comer antes de deitar?

Previsão do tempo para quarta-feira, 31 de julho

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS