Maria Rueff sobre o enfarte: «Tem tudo que ver com o stress»

A humorista culpa o stress, mas está consciente de que os seus hábitos e rotinas também contribuíram para o enfarte.

Maria Rueff sobre o enfarte: «Tem tudo que ver com o stress»

A humorista culpa o stress, mas está consciente de que os seus hábitos e rotinas também contribuíram para o enfarte.

Maria Rueff sofreu um enfarte do miocárdio no dia 26 de novembro e esteve internada durante quatro dias no Hospital de Santa Marta, em Lisboa. A atriz já regressou ao trabalho, na RTP, no início desta semana, mas viu-se obrigada a mudar alguns hábitos que tinha.

LEIA DEPOIS

José Raposo indignado com a miséria em que vivia José Lopes: «Que tristeza de País»

Maria Rueff culpa o stress

A humorista culpa o stress, mas está consciente de que os seus hábitos e rotinas também contribuíram para o enfarte. «Com as estreias [em teatro], os nervos, o estarmos sempre a ir a exame, o não sabermos se agradamos, o facto de uma anedota só se contar com graça uma vez… Temos de estar sempre a reinventar-nos», afirma em declarações ao site da Nova Gente.

«Tudo com moderação, porque é no meio que está a virtude»

Antes de sofrer o enfarte, Maria Rueff era fumadora e um «bom garfo». «Abusava muito nas natas, nas manteigas, no pão… Adoro tudo o que é comida típica portuguesa. Agora, como mais cozidos e grelhados. Tudo com moderação, porque é no meio que está a virtude», adianta à mesma publicação. «No Natal, se calhar, em vez de comer rabanadas dou só uma trinca num bolo-rei», ri-se.

Quase um quinto dos portugueses sofre de problemas de saúde mental

Portugal é o quinto país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com mais pessoas com problemas de saúde mental, segundo o relatório «Health at a Glance: Europe 2018 – State of health in the EU cycle», divulgado em novembro do ano passado. Quase um quinto dos portugueses sofre de ansiedade, depressão ou problemas com o consumo de álcool e drogas. Cerca de 3,7% do Produto Interno Bruto – 6,6 mil milhões de euros – é gasto na saúde mental.

Texto: Inês Marques Fernandes com Jéssica dos Santos

LEIA MAIS

Jorge Jesus: «Vim para o Flamengo ganhar menos do que ganhava em Portugal»

Impala Instagram


RELACIONADOS