Tem dificuldade em adormecer? Damos-lhe a solução

Quem o diz é a ciência num estudo realizado nos Estados Unidos.

Tem dificuldade em adormecer? Damos-lhe a solução

Tem dificuldade em adormecer? Damos-lhe a solução

Quem o diz é a ciência num estudo realizado nos Estados Unidos.

Um estudo realizado por engenheiros biomédicos da Universidade do Texas (UT) em Austin, nos Estados Unidos descobriu que tomar banho com água quente (entre 40 e 42 graus Celsius), entre 1 a 2 horas antes de ir para cama, pode melhorar a qualidade do sono e fazer com que demore menos tempo a adormecer.

Investigadores analisaram relatórios sobre o aquecimento corporal com água. «Quando analisamos todos os estudos conhecidos, notamos disparidades significativas em termos de abordagens e descobertas», afirmou Shahab Haghayegh, investigador do Departamento de Engenharia Biomédica da UT.

Temperatura corporal e sono são regulados pelo relógio circadiano

De forma a conseguirem entender como o corpo reage à água quente analisaram 5.322 estudos em busca de dados sobre eficiência, qualidade e latência (tempo total para adormecer) do sono. Na análise perceberam que um banho de água quente é muito eficaz para intensificar e acelerar o sono.

A temperatura central do corpo e o sono são regulados pelo relógio circadiano que, por sua vez, é regido pelo hipotálamo, no cérebro. As pesquisas feitas revelam que a temperatura corporal aumenta entre 2 a 3 graus entre o fim da tarde e o início da noite. Antes de dormir, volta a descer entre 0,5 e 1 grau. Durante a noite, diminui mais ainda, principalmente a meio e no final do sono. Mais perto da hora de acordar, o corpo aquece novamente.

O estudo apurou que tomar um banho quente 90 minutos antes de ir para a cama pode ajudar o corpo a arrefecer mais rapidamente, o que não acontece se tomar um duche imediatamente antes de ir dormir.

LEIA MAIS

6 sinais de que está com falta de vitamina D

Orgasmo: 7 sinais de que o seu parceiro está a fingir

Previsão do tempo para domingo, 4 de agosto

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS