Theresa May sobre Boris: «Os sucessos dele serão os nossos sucessos»

Theresa May disse as últimas palavras como primeira-ministra hoje, frente à residência oficial do PM, e parabenizou Boris Johnson.

Theresa May despede-se hoje do cargo de primeira-ministra (PM) do Reino Unido. Em frente ao número 10 de Downing Street, residência oficial do PM, May voltou a dar os parabéns a Boris Johnson por vencer as eleições no Partido Conservadora, e desejou-lhe a maior sorte. «Os sucessos deles serão os sucessos do nosso país e espero que sejam muitos», proferiu ao lado do marido, Philip.

Menino de 10 anos abandonado em autoestrada no México

«A prioridade imediata é completar a saída da União Europeia»

May defende ainda que  os sucessos do, em breve, PM serão a continuação de um trabalho de quase uma década de governo liderado pelo Partido Conservador. «Durante esse tempo, a nossa economia foi restaurada, os nossos serviços públicos reformados, e os nossos valores defendidos no palco mundial», garantiu.

Theresa May não esquece contudo que há ainda muito por fazer mas reitera que «a prioridade imediata é completar a saída da União Europeia numa forma que trabalha para todo o Reino Unido». Uma referência à Irlanda do Norte, uma vez que um dos pontos complicados do Brexit é o mecanismo de salvaguarda destinado a evitar uma fronteira física com a República da Irlanda.

«Servir como primeira-ministra do Reino Unido é a maior honra. A pesada responsabilidade é ultrapassada pelo enorme potencial de servir o país. Mas não alcanças nada sozinho. Quando deixo Downing Street, as minhas palavras são de sincero agradecimento», acrescentou May, referindo-se aos funcionários do gabinete, mas também do Parlamento, as forças armadas, os funcionários públicos nas escolas, nos hospitais, nas esquadras de polícia.

Theresa May agradece ao «povo britânico»

Nas suas últimas palavras como PM, Theresa May agradece também ao «povo britânico». «Obrigada por depositarem a vossa fé em mim e por me darem uma oportunidade de servir», indicou. O agradecimento final foi dirigido ao marido, Philip, que apelidou de o seu maior apoiante. Agradecimento esse que foi interrompido por um grito de «Stop Brexit». Após uma pausa, May respondeu: «Acho que não».

A ainda primeira-ministra despede-se de Downing Street, mas vai continuar a ser membro do Parlamento. «Vou continuar a fazer tudo que posso para servir o interesse nacional. E desempenhar o meu papel em tornar o nosso Reino Unido, um grande país com um grande futuro, um país que verdadeiramente trabalha para todos», terminou.

Veja o vídeo

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 25 de julho

Theresa May desafia líder do partido trabalhista a demitir-se

Impala Instagram


RELACIONADOS