Sismo nas Filipinas faz 21 mortos e mais de 400 feridos

Último balanço feito pelas autoridades eleva número de mortos e de feridos, numa altura em que faltam água e alimentos.

Sismo nas Filipinas faz 21 mortos e mais de 400 feridos

Com um sismo a cada dois dias esta semana, a ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, provou 21 mortos, segundo o último balanço feito hoje pelas autoridades, numa altura em que faltam água e alimentos na zona. Segundo as agências Efe, AP e AFP, imagens transmitidas na televisão mostram habitantes que perderam as respetivas casas e estão refugiados em tendas erguidas perto de uma autoestrada a pedir, com cartazes e faixas, alimentos aos automobilistas que passam na via.

LEIA DEPOIS
Terramoto em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeos]

Primeiro sismo, na terça-feira, teve magnitude de 6,6

O primeiro sismo, registado na terça-feira a 25 quilómetros de Tulunam, na província de Cotabato, teve uma magnitude de 6,6, e o segundo, na quinta-feira, atingiu os 6,5. A agência nacional de gestão de catástrofes indicou que os socorristas tinham descoberto novas vítimas mortais entre os escombros de edifícios que desabaram ou soterrados por deslizamentos de terras. No total, o último balanço feito por esta entidade aponta para 21 mortos, 432 feridos e dois desaparecidos.

Abrigos temporários abrigam 20 mil pessoas

A região de Mindanau tinha já sido atingida, em 16 de outubro, por um sismo que fez sete mortos e mais de 200 feridos, tendo então sido erguidos abrigos temporários para acolher mais de 20 mil pessoas. As Filipinas ficam no chamado Anel de Fogo do Pacífico, área que acumula cerca de 90% da atividade sísmica e vulcânica do mundo e é sacudida por cerca de sete mil tremores por ano, a maioria moderada. O sismo mais sangrento no arquipélago desde que é feita uma medição das magnitudes ocorreu em 1976 e matou milhares de pessoas, apontando algumas estimativas para cerca de oito mil vítimas.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para segunda-feira, 4 de novembro
Sexo violento ou overdose? Adolescente morta em carro em parque de estacionamento [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS