Sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Um sismo com intensidade 2,4 na escala de Richter foi sentido ao início da tarde de hoje na ilha Terceira, nos Açores, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Segundo o comunicado divulgado pelo IPMA, o sismo, registado às 14:06 locais (15:06 em Lisboa) “não causou danos pessoais ou materiais, de acordo com a informação disponível até ao momento”.

O abalo, cujo epicentro se localizou cerca de quatro quilómetros a sul de Raminho (Terceira), foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Quatro Ribeiras, ainda de acordo com o comunicado do IPMA.

Na sexta-feira foram registados quatro sismos sentidos na ilha Terceira, que segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), são eventos que se inserem “na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o IPMA na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

APE // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS