Professor universitário afirma em direto que beijos de avós aos netos «é violência» [vídeo]

Programa de debate da Rádio e Televisão Portuguesa pública contou com um momento muito peculiar pela voz de um professor universitário de Lisboa.

A ultima edição do programa «Prós & Contras» da RTP, moderado por Fátima Campos Ferreira e normalmente com público em direto no estúdio a intervir, discutiu a temática do assédio e violência sexual. Um dos convidados da plateia, o professor universitário Daniel Cardoso, afirmou que o ato das crianças beijarem avós pode ser classificado como violência. Este conjunto de intervenções que pode ler abaixo e/ou ver no vídeo está a indignar as redes sociais.

LEIA MAIS: Bolsonaro diz que já está com a mão na faixa presidencial

«Quando a avozinha ou o avozinho vão lá a casa a criança é obrigada a dar o beijinho à avozinha ou ao avozinho, isto é educação e estamos a educar para a violência no corpo do outro», afirmou o professor. «Não estou a perceber (…) O beijinho da avó ou do avô é uma violência?», questionou Fátima Campos Ferreira visivelmente baralhada.

«Os homens só violam porque não se conseguem controlar sexualmente», afirma o professor universitário

Pergunta que o professor Daniel responde logo, sem hesitar. «Sim. Estou a dizer que obrigar alguém a ter um gesto físico de intimidade com outra pessoa, com obrigação coerciva, é uma pequena pedagogia… E agora vem o Foucault, com as microfísicas do poder… É uma pequena pedagogia que depois cresce e depois vemos os estudos em que 49% dos jovens adolescentes acham aceitável que o namorado ou a namorada lhes controle os telemóveis […] Isto faz com que eu tenha tido uma turma inteira de 40 ou 50 pessoas, estudantes universitários, que me afirmaram que os homens só violam porque não se conseguem controlar sexualmente».

Daniel dos Santos Cardoso tem 30 anos e é professor universitário em Lisboa. É investigador de media e género e docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) nos cursos relacionados com as ciências da comunicação. As críticas a este professor aumentam cada vez mais e há quem queira saber mais do background deste docente dado a estas afirmações.

Este professor teria um portefólio outrora disponível na internet sobre o «mundo do sadomasoquismo». No entanto, foi eliminado dado a esta polémica proferida em direto no primeiro canal.

Veja o vídeo do momento viral:

LEIA MAIS: Depois de deixar o Sporting, Bruno de Carvalho aprende «o que custa ganhar a vida»

Fotos: Reprodução Facebook

Impala Instagram


RELACIONADOS