Primeiro advogado robô do mundo vai defender cliente em tribunal

É já em fevereiro que será feita história em tribunal. Um robô vai aconselhar um cliente através de auscultadores.

Primeiro advogado robô do mundo vai defender cliente em tribunal

Um advogado de Inteligência Artificial (IA) está prestes a fazer história ao tornar-se o primeiro robô a defender um caso em tribunal. O robô vai dar indicações ao arguido sobre a melhor forma de defender o caso relativo a uma multa por excesso de velocidade. Criado pela startup DoNotPay, o ‘chatbot’ estará num telemóvel e vai ajudá-lo através de auscultadores. O arguido concordou em dizer apenas o que a IA lhe disser. Este é o primeiro grande teste da DoNotPay que até já se comprometeu a pagar as custas em caso de derrota, escreve a IFLScience.

Tecnologia usada em 3 milhões de casos

Apesar de, por norma, telemóveis e auscultadores não serem permitidos nas salas de audiências, de acordo com o fundador da empresa, Joshua Browder, a audiência terá lugar num local que considera os auscultadores um “aparelho auditivo“, permitindo assim a IA. A DoNotPay foi lançada em 2015 e tem o objetivo de ajudar os consumidores a não pagarem multas e comissões. A tecnologia já foi usada para ajudar um cliente a não ter de pagar uma comissão bancária de 15 euros. De acordo com a New Scientist, os serviços da startup já foram usados em três milhões de casos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Foto: Shutterstock

Para ler depois
Robô mais pequeno do mundo pode eliminar tumores e desentupir artérias
Tem apenas meio milímetro de largura, formato de caranguejo e pode auxiliar os médicos em cirurgias delicadas como a remoção de tumores e o desimpedimento de artérias entupidas. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS