Quer perder peso? Dormir a sesta pode ajudar

Um grupo de investigadores realizou um estudo que revela que o corpo queima mais calorias em repouso no período da tarde do que durante a manhã.

Quer perder peso? Dormir a sesta pode ajudar

Se traçou a perda de peso como um dos objetivos para 2019, este estudo vai ajudá-lo nesta missão. Um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, indica que os indivíduos queimam mais calorias quando dormem à tarde do que durante a manhã.

LEIA MAIS: Ciclistas vão passar a ser remunerados

Enquanto descansamos, queimamos mais 10% de calorias à tarde, relativamente ao que o corpo dispensaria durante a manhã.

A médica e líder da investigação, Kirsi-Marja Zitting, afirma: «O facto de que fazer exatamente a mesma coisa numa altura do dia queima muito mais calorias, do que realizar a mesma atividade noutro momento surpreendeu-nos verdadeiramente».

«Não se trata apenas do que comemos, mas quando comemos e descansamos»

No estudo participaram sete indivíduos que foram monitorizados em ambiente de laboratório. Estes não sabiam do que se tratava a experiência.

Cada participante deitava-se e acordava a determinada hora. No entanto, todas as noites o horário era ajustado para quatro horas mais tarde.

«Os participantes estavam a fazer o equivalente a andar semanalmente à volta do globo, os seus relógios internos não conseguiram acompanhar e oscilaram ao seu próprio ritmo. Tal permitiu-nos medir o ritmo metabólico em diferentes momentos biológicos ao longo do dia.»

Os resultados mostraram que o gasto de energia era maior à tarde do que de manhã cedo. Portanto, a perda de peso pode ser maior se dormir à tarde.

«Não se trata apenas daquilo que comemos, mas quando comemos – e descansamos – que impacta na quantidade de energia que despendemos ou que acumulamos na forma de gordura», conclui a investigadora.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sábado, 5 de janeiro de 2019

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS