Operação Marquês: Sócrates ataca procurador

Ex-primeiro-ministro é acusado de 31 crimes económicos.

Operação Marquês: Sócrates ataca procurador

O ex-primeiro-ministro José Sócrates classificou esta quarta-feira, 31 de outubro, de «infeliz e imprópria» uma declaração do procurador Rosário Teixeira e pede que ele se retrate.

LEIA DEPOIS
Presidente da República operado hoje

À entrada para o terceiro dia de interrogatório da fase de instrução da operação marquês, na qual é acusado de crimes económicos, Sócrates parou para falar aos jornalistas e criticar a postura do procurador Rosário Teixeira. «Hoje reparei numa declaração do senhor procurador que dizia que no final se faziam as contas. Considero-a completamente infeliz e imprópria», afirmou.

O antigo primeiro-ministro vincou que a frase do procurador do Ministério Público que liderou a investigação «é muito reveladora daquilo que esteve sempre na base deste processo». Isto é «uma motivação pessoal», concluiu Sócrates.

Ex-primeiro-ministro será o penúltimo arguido a ser interrogado

José Sócrates, que está acusado de 31 crimes económico-financeiros, pediu a abertura de instrução no processo Operação Marques para evitar que o caso chegue a julgamento. O juiz Ivo Rosa reservou quatro dias desta semana para a inquirição do ex-primeiro ministro. O interrogatório acontece cerca de cinco anos após ter sido detido por suspeitas de branqueamento de capitais, corrupção, fraude fiscal e falsificação de documentos.

O ex-primeiro-ministro socialista será o penúltimo arguido a ser interrogado nesta fase, estando previsto que o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva preste declarações a 27 de novembro.

A fase de instrução, que é facultativa e funciona como um mecanismo de controlo jurisdicional da acusação do Ministério Público, conclui-se com a decisão do juiz de levar ou não a julgamento os arguidos e os termos em que isso acontece. O juiz Ivo Rosa começou a instrução no final de janeiro e pretende concluí-la um ano depois, já que o debate instrutório está marcado para os dias 27, 28, 29 30 e 31 de janeiro.

  1. LEIA MAIS
    Previsão do tempo para quinta-feira, 31 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS