Oito tripulantes de cargueiro dados como mortos em naufrágio ao largo do Japão

Oito tripulantes de um navio-tanque sul-coreano foram declaradas mortas depois de se ter virado ao largo de uma ilha no sudoeste do Japão, informou a guarda costeira japonesa.

Oito tripulantes de cargueiro dados como mortos em naufrágio ao largo do Japão

Segundo as autoridades marítimas do Japão, um membro da tripulação, composta por 11 pessoas, foi resgatado com vida. O navio era comandado por um capitão sul-coreano e a tripulação incluía outro cidadão sul-coreano, um cidadão chinês e oito cidadãos indonésios.

A guarda costeira indicou que “ainda procura” pessoas que se encontravam a bordo no navio-tanque, que adernou depois de ter transmitido mensagens indicando que enfrentava forte agitação marítima. A guarda costeira japonesa disse que recebeu um pedido de socorro do navio-tanque “Keoyoung Sun”.

O cargueiro que transportava matérias químicas estava a “inclinar-se” enquanto procurava refugiar-se perto da ilha japonesa de Mutsure devido ao mau tempo.  A ilha fica a sudoeste da ilha principal do Japão, Honshu.

O navio já estava completamente tombado quando as equipas de socorro chegaram ao local, informou a guarda costeira japonesa. As imagens da televisão NHK, do Japão, mostram o navio completamente virado no mar agitado. A embarcação de grande porte transporta 980 toneladas de ácido acrílico.

Até ao momento, não foi detetada qualquer fuga estando as autoridades a estudar as medidas de proteção ambiental que podem vir a ser necessárias.  O ácido acrílico é utilizado em plásticos, resinas e revestimentos e pode irritar a pele, os olhos e as membranas mucosas, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Impala Instagram


RELACIONADOS