Novela da Globo fere honra de Dom Pedro II e herdeiros lançam nota de repúdio

Historiador comenta as críticas apresentadas pela família imperial brasileira a respeito de novela da Globo Nos Tempos do Imperador, que também enfrenta baixa audiência.

Novela da Globo Nos Tempos do Imperador, exibida no Brasil às 18h00, tem dado dores de cabeça à cúpula da estação com os maiores estúdios do Mundo, o Projac. Além das fracas audiência, agora os herdeiros de Dom Pedro II divulgaram uma nota com fortes críticas ao enredo, protagonizado por Selton Mello, Letícia Sabatella e Mariana Ximenes, entre outros.

O folhetim, escrito por Alessandro Marson e Thereza Falcão e realizado por Vinícius Coimbra, é a continuação de Novo Mundo, transmitido em 2017. A atual novela da Globo é focada no Segundo Reinado de Dom Pedro II. No entanto, a família real brasileira está insatisfeita com a obra, por “atacar a honra do monarca e fazer investidas mentirosas contra a sua memória”.

O enredo da discórdia

O enredo relata o que se segue à independência do Brasil. trinta anos após a proclamação, Dom Pedro II (Selton Melo) tenta ampliar o progresso no país, investindo na Educação. Vive um casamento de aparências com Teresa Christina (Letícia Sabatella) e sente-se desgostoso com a vida. Até que conhece Pilar (Gabriela Medvedovski), jovem que sonha tornar-se médica, e Samuel (Michel Gomes), ex-escravo que luta pela abolição da escravatura. o Imperador decide ajudá-los. Dom Pedro esconde um amor impossível por Luísa (Mariana Ximenes), Condessa de Barral, mulher do primo Eugénio (Thierry Tremouroux). Acabam por um romance proibido, mas tudo é colocado em risco quando Tonico (Alexandre Nero), fazendeiro abastado, descobre tudo

Novela da Globo assinada por seis herdeiros

A nota de repúdio é assinada por seis nomes, entre eles o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança. “Atendendo ao apelo de pessoas amigas e daqueles que hoje constituem uma forte corrente monárquica, manifestamos – com justa indignação, não apenas como seus descendentes e herdeiros dinásticos, mas também como brasileiros que verdadeiramente amam a Pátria e valorizam a História – o nosso repúdio aos ataques da TV Globo, através da sua novela Nos Tempos do Imperador, contra a honra do Imperador Dom Pedro II”, lê-se.

Segundo a missiva, “o maior biógrafo de Dom Pedro II é, sem dúvida alguma, o povo brasileiro, que, passados quase 130 anos da sua morte no injusto e penoso Exílio, não se esqueceu da grande respeitabilidade, da paternalidade e, sobretudo, da brasilidade de sua figura”. “Por isso, rejeita as investidas mentirosas contra a sua memória. Não surpreende, pois, a novela estar registando índices de audiência fraquíssimos, para a grande consternação da emissora, conforme tem sido noticiado na imprensa”.

Historiador Fabiano de Abreu critica enredo

Fabiano de Abreu
“A história contada na novela está errada e prejudica também a imagem dos portugueses”, atesta Fabiano de Abreu

Quem concorda com as críticas é Fabiano de Abreu, historiador e antropólogo. “O meu trabalho de conclusões em História foi justamente sobre a transição do império. Dom Pedro II amava o Brasil e fez muito pelo país. A história contada na novela está errada e prejudica também a imagem dos portugueses“, completa. Lembra que a TV Globo já encerrou as gravações da novela e “por isso as opiniões apontadas pelos descendentes do imperador não terão efeito no sentido de alterar os textos da produção”. “Resta aguardar, e verificar, se a produção vai manter esta versão dos fatos como tem sido apresentada até aqui”, completa.

Texto: Luís Martins
Fotos: Jennifer de Paula/MF Press Global e TV Globo

Impala Instagram


RELACIONADOS