Novela da Globo fere honra de Dom Pedro II e herdeiros lançam nota de repúdio
Novela da Globo Nos Tempos do Imperador, exibida no Brasil às 18h00, tem dado dores de cabeça à cúpula da estação com os maiores estúdios do Mundo, o Projac. Além das fracas audiência, agora os herdeiros de Dom Pedro II divulgaram uma nota com fortes críticas ao enredo, protagonizado por Selton Mello, Letícia Sabatella e Mariana Ximenes, entre outros.
O folhetim, escrito por Alessandro Marson e Thereza Falcão e realizado por Vinícius Coimbra, é a continuação de Novo Mundo, transmitido em 2017. A atual novela da Globo é focada no Segundo Reinado de Dom Pedro II. No entanto, a família real brasileira está insatisfeita com a obra, por “atacar a honra do monarca e fazer investidas mentirosas contra a sua memória”.
O enredo da discórdia
O enredo relata o que se segue à independência do Brasil. trinta anos após a proclamação, Dom Pedro II (Selton Melo) tenta ampliar o progresso no país, investindo na Educação. Vive um casamento de aparências com Teresa Christina (Letícia Sabatella) e sente-se desgostoso com a vida. Até que conhece Pilar (Gabriela Medvedovski), jovem que sonha tornar-se médica, e Samuel (Michel Gomes), ex-escravo que luta pela abolição da escravatura. o Imperador decide ajudá-los. Dom Pedro esconde um amor impossível por Luísa (Mariana Ximenes), Condessa de Barral, mulher do primo Eugénio (Thierry Tremouroux). Acabam por um romance proibido, mas tudo é colocado em risco quando Tonico (Alexandre Nero), fazendeiro abastado, descobre tudo
Novela da Globo assinada por seis herdeiros
A nota de repúdio é assinada por seis nomes, entre eles o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança. “Atendendo ao apelo de pessoas amigas e daqueles que hoje constituem uma forte corrente monárquica, manifestamos – com justa indignação, não apenas como seus descendentes e herdeiros dinásticos, mas também como brasileiros que verdadeiramente amam a Pátria e valorizam a História – o nosso repúdio aos ataques da TV Globo, através da sua novela Nos Tempos do Imperador, contra a honra do Imperador Dom Pedro II”, lê-se.
Segundo a missiva, “o maior biógrafo de Dom Pedro II é, sem dúvida alguma, o povo brasileiro, que, passados quase 130 anos da sua morte no injusto e penoso Exílio, não se esqueceu da grande respeitabilidade, da paternalidade e, sobretudo, da brasilidade de sua figura”. “Por isso, rejeita as investidas mentirosas contra a sua memória. Não surpreende, pois, a novela estar registando índices de audiência fraquíssimos, para a grande consternação da emissora, conforme tem sido noticiado na imprensa”.
Historiador Fabiano de Abreu critica enredo

Quem concorda com as críticas é Fabiano de Abreu, historiador e antropólogo. “O meu trabalho de conclusões em História foi justamente sobre a transição do império. Dom Pedro II amava o Brasil e fez muito pelo país. A história contada na novela está errada e prejudica também a imagem dos portugueses“, completa. Lembra que a TV Globo já encerrou as gravações da novela e “por isso as opiniões apontadas pelos descendentes do imperador não terão efeito no sentido de alterar os textos da produção”. “Resta aguardar, e verificar, se a produção vai manter esta versão dos fatos como tem sido apresentada até aqui”, completa.
Texto: Luís Martins
Fotos: Jennifer de Paula/MF Press Global e TV Globo
Siga a Impala no Instagram