Morreu Robert Mugabe. Antigo ditador governou Zimbabué durante 37 anos

Robert Mugabe, o antigo Presidente do Zimbabué, morreu aos 95 anos. O ex-ditador assumiu a chefia do país após a independência deste e esteve no poder durante 37 anos.

Morreu Robert Mugabe. Antigo ditador governou Zimbabué durante 37 anos

Robert Mugabe, o antigo Presidente do Zimbabué, morreu aos 95 anos. O ex-ditador assumiu a chefa do país após a independência deste e esteve no poder durante 37 anos.

LEIA DEPOIS
ONU vai enviar toneladas de alimentos para as Bahamas

A notícia é avançada pelo novo presidente da nação africana, Emmerson Mnangagwa. Robert Mugabe foi obrigado a abandonar o cargo em 2017, após um golpe de estado militar, revela o The Guardian. Mugabe fez, nos últimos meses, visitas frequentes a Singapura para receber cuidados médicos especializados. Em novembro, de 2018, Mnangagwa informou os militantes do partido principal do país, o Zanu-PF, que Mugabe já não conseguia andar, avança a mesma publicação.

Mugabe começou por ser herói da luta africana

Mugabe começou por ser visto com um herói da luta africana pela independência, no entanto acabou por seguir o caminho de tirania. Os últimos anos no poder foram marcados por um complexo colapso financeiro, intimidação e violenta repressão. O atual presidente, Mnangagwa, ocupou o cargo com o apoio dos militares num momento em que a mulher de Mugabe, Grace, se ia consolidantes como sua provável sucessora.

O antigo ditador acabou por se demitir no seguimento de enormes manifestações populares que exigiam a sua demissão e ameaças do exército.

«Era um ícone de libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida em empoderamento do seu povo», escreveu Emmerson Mnangagwa, na sua conta oficial do Twitter.

Impala Instagram


RELACIONADOS