Morre após contrair parasita que devora o cérebro enquanto lavava a cara

Infeção provocada por este parasita apresenta uma taxa de mortalidade de 97%.

Morre após contrair parasita que devora o cérebro enquanto lavava a cara

Um homem morreu após ter contraído uma infecção causada pela ameba naegleria fowleri, conhecida como ‘devoradora de cérebros‘ enquanto lavava a cara com água da torneira. De acordo com a imprensa norte-americana, o óbito aconteceu em 20 de fevereiro. Três dias depois, o departamento de saúde da Flórida emitiu um alerta à população sobre este parasita. A infecção é rara e só pode ser contraída via nasal e não por engolir água. A ameba pode causar uma infecção no cérebro conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM). Não há qualquer tratamento eficaz conhecido.

Leia depois
The Last of Us: estará a ficção perto de virar realidade?
O enredo de The Last of Us decorre num mundo pós-apocalíptico zombie, em que um fungo parasita transforma as vítimas em zombies. (… continue a ler aqui)

Taxa de mortalidade está nos 97%

Em declarações à FOX 4, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) explicou que este é o primeiro caso na Flórida em que uma pessoa foi infectada através da água da torneira e o primeiro caso relatado no inverno. Além disso, é o primeiro caso conhecido em 2023. Segundo o CDC, a infecção tem uma taxa de mortalidade impressionante: 97%. Dos 154 casos de infeção conhecidos nos Estados Unidos entre 1962 a 2021, apenas quatro sobreviveram à infecção. Um desses casos é o de Caleb Ziegelbauer, um adolescente de 13 anos. Terá sido infetado em julho passado enquanto nadava num lago. Sobreviveu e continua em recuperação.

A ameba ataca os tecidos do cérebro, resultando na morte em poucos dias. Até então, não foi identificada transmissão entre humanos. Este parasita vive em corpos quentes de água doce, como rios, lagos e fontes termais. Também pode ser encontrada em sedimentos no fundo de lagos, lagoas e rios. Nesse sentido, os médicos recomendam que se use tampões nasais para nadar nestes ambientes potencialmente perigosos.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS