ALERTA | Parasita em caracóis pode ser fatal

ALERTA | Parasita em caracóis pode ser fatal

Não acredita no verão sem caracóis? Atenção, estes podem conter uma parasita que pode ser fatal para o ser o humano. Saiba como evitar.

«Angiostrongylus Cantonensis» é o nome de uma parasita que se ingerida pelo ser humano pode ser fatal. Esta bactéria pode ser encontrada em caracóis ou caranguejos.

LEIA MAIS: Alerta pais: Verão agrava consumo excessivo de álcool

Segundo um estudo publicado no «The American Journal of Troupical Medicine and Hygiene», a parasita vive nos pulmões de ratos, que por sua vez, passam a bactéria aos referidos ser vivos.

No pior cenário, quando o parasita é ingerida, instala-se no cérebro e pode afectar o nosso sistema nervoso central, provocando uma inflamação cerebral, paralisia, meningite eosinofílica e, em casos extremos, pode levar à morte. Para evitar problemas de saúde, os caracóis e caranguejos devem ser muito bem cozinhados.

Apesar de não haver registos de casos de infecção em Portugal, o referido estudo revela que existem, atualmente, três mil pessoas com a dita parasita.

VEJA AINDA: ALERTA | Desaconselhados banhos de mar em praia de Matosinhos


RELACIONADOS