Morangos considerados o alimento mais sujo de 2018 nos EUA

Frutas e legumes fazem parte da lista das comidas mais sujas, ou seja, sujeitas a químicos. Os morangos lideram a lista e os espinafres estão logo a seguir. Mas há mais alimentos…

Morangos considerados o alimento mais sujo de 2018 nos EUA

Segundo a lista de comidas mais «sujas», divulgada pela Environmental Working Group — organização norte-americana sem fins lucrativos –, os morangos são mesmo os alimentos mais sujos que se encontram no mercado. Por «mais sujos», entenda-se, com maior presença de pesticidas e químicos.

A lista, com 12 alimentos diferentes, tem os morangos como líder e logo depois os espinafres. Nectarinas, maçãs, uvas, pêssegos, cerejas, pêras, tomates, aipo, batatas e pimentos são os seguintes. Os testes feitos assemelham-se ao processo que acontece em casa e envolve lavar e descascar o alimento em questão. No caso dos morangos, estes mostraram ter cerca de 20 pesticidas diferentes.

O estudo é realizado todos os anos, analisa 47 das mais populares frutas e legumes, e este ano mostrou que quase 70% dos alimentos cultivados de forma não biológica estão contaminados.

E as doenças?

O estudo alerta ainda para o impacto dos pesticidas nas doenças crónicas. «Pesticidas podem dar origem a complicações de saúde crónicas em crianças, incluindo problemas de neurodesenvolvimento ou de comportamento, defeitos de nascença, asma ou cancro», pode ler-se no relatório de 2012.

Mas deste estudo não só se retiram más notícias. Há também uma lista dos 15 alimentos mais limpos, onde lidera o abacate. Milho doce, ananás, couve, cebola, ervilhas congeladas, papaia, espargos, manga, beringela, melão, kiwi, meloa, couve-flor e brócolos, são so restantes da lista.

Impala Instagram


RELACIONADOS