Atleta belga recorre a eutanásia e morre aos 40 anos

Marieke Vervoort tinha «muitas dores». Papéis estavam em sua posse desde 2008.

Atleta belga recorre a eutanásia e morre aos 40 anos

A atleta paralímpica de nacionalidade belga, que há uns anos anunciou que ia recorrer à eutanásia para acabar com o sofrimento, morreu esta terça-feira, 22 de outubro, após ter colocado um ponto final nos tratamentos que recebia, informa a BBC.

LEIA DEPOIS
Bebé que nasceu sem rosto já se alimenta sem recurso a sonda

Marieke Vervoort sofria de uma doença degenerativa na coluna vertebral desde os 15 anos. Um problema que, entre outras consequências, lhe causava dores e a impedia de dormir convenientemente. Apesar disso, Vervoort tornou-se numa desportista de sucesso. Conquistou quatro medalhas nos Jogos paralímpicos – ouro nos 100 metros e prata nos 200 metros nos Jogos de Londres 2012 e prata nos Jogos do Brasil 2016.

Marieke Vervoort tinha os papéis para a eutanásia desde 2008

A atleta tinha os papéis que lhe permitiam avançar para a morte assistida em sua posse desde 2008. «Não é certo que recorrerei à eutanásia logo após os Jogos do Rio. Vamos ver. Um jornalista escreveu um grande título sobre isso num jornal, mas eu ainda não decidi. Assinei os papéis em 2008 porque tenho muita dor e não quero viver com dor. Quero viver, mas bem. Após o Rio não vou pedir a eutanásia. Vivo dia a dia. Quando não aguentar mais, pedirei», contou à Agência EFE em 2016, antes dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Há poucos dias, Marieke fez uma publicação no Instagram com a legenda: «Não podemos esquecer as boas lembranças.»

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 24 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS