Israel: Papa considera que guerra em Gaza envolve “dois lados irresponsáveis”

A guerra em Gaza entre o Hamas e Israel está a ser travada por dois lados irresponsáveis, disse o Papa Francisco numa entrevista à rádio e televisão da Suíça, parte da qual foi divulgada hoje.

Israel: Papa considera que guerra em Gaza envolve

O Papa disse que mantém contacto diário com Gaza e que “a guerra é travada por dois lados e não apenas um”.

“Os irresponsáveis são os dois [lados] que fazem a guerra”, continuou na mesma entrevista que será divulgada na íntegra no próximo dia 20.

“Não há apenas a guerra militar, há, digamos, a ‘guerra de guerrilha’ travada pelo Hamas, um movimento que não é um exército. É uma coisa má”, disse.

Sobre a guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia há dois anos, o Papa considerou que é preciso coragem para negociar.

“Hoje é possível negociar com a ajuda das potências internacionais. A palavra ‘negociar’ significa coragem. Quando vemos que estamos a ser derrotados, que as coisas não estão a funcionar, devemos ter a coragem de negociar. Sente-se vergonha, mas quantas pessoas ainda vão ter de morrer?”, disse o Papa, considerando que “aquele que tem a coragem de erguer a bandeira branca, de negociar, é mais forte”.

O Papa insistiu que se deve “negociar enquanto não é tarde, identificar países para mediar” e apontou que “a Turquia avançou e outros” também.

“Não tenham vergonha de negociar antes que a situação fique pior”, afirmou, citado pela ANSA.

EO //APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS