Irão promete resposta dura a ataques israelitas em Damasco

O embaixador do Irão na Síria, Hossein Akbari, afirmou hoje que Teerão responderá “duramente” a Israel pelo ataque ao consulado iraniano em Damasco que provocou pelo menos oito mortos, incluindo um general da Guarda Revolucionária.

Irão promete resposta dura a ataques israelitas em Damasco

“O regime sionista age contra as leis internacionais, por isso receberá uma resposta dura da nossa parte”, disse Akbari à televisão estatal iraniana em Damasco.

O diplomata presenciou da janela da embaixada iraniana o ataque ao consulado, que, referiu, foi realizado com caças F-35.

O consulado iraniano em Damasco foi hoje atingido por vários ataques israelitas, noticiaram media estatais sírios, com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) a indicar que oito pessoas foram mortas nos bombardeamentos.

Os ataques provocaram a morte de um comandante e de cinco outros elementos do Corpo da Guarda Revolucionária, segundo a televisão estatal iraniana e o OSDH.

“O brigadeiro General Mohammad Reza Zahedi, um dos principais comandantes da Força Quds do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, foi martirizado num ataque de combatentes do regime sionista ao anexo da Embaixada da República Islâmica do Irão em Damasco”, informou a televisão estatal iraniana Irib.

A Força Quds é o braço de operações especiais estrangeiras da Guarda Revolucionária.

“Os ataques israelitas atingiram um edifício no bairro de Mazzeh, em Damasco”, uma área que inclui os edifícios da embaixada iraniana e o edifício das Nações Unidas, informou a agência noticiosa oficial síria Sana.

Posteriormente, a OSDH indicou que, além do comandante, cinco elementos outros elementos da Guarda Revolucionária estavam entre os mortos.

HB (JSD) // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS