Instagram já tem novas funcionalidades para cegos

Instagram anunciou que tem duas novas funcionalidades, que vão recorrer à inteligência artificial, visando a inclusão de quem sofre de deficiência visual.

Instagram já tem novas funcionalidades para cegos

O Instagram enquanto forte potência no mercado quer incluir os 285 milhões potenciais utilizadores (a nível mundial) na rede social – pessoas com deficiência visual. Por isso mesmo, anunciou duas novas funcionalidades que visam a sua inclusão.

LEIA MAIS: Atleta é agredida e violada enquanto treinava na rua

Todas partem de algo chamado «alt text», um género de texto extra que está para além da legenda que se coloca nas fotos.

A primeira funcionalidade recorre à inteligência artificial que está ligada ao Instagram e que analisa os conteúdos da imagem e os descreve de forma automática. O texto é lido em voz alta pelo sistema de acessibilidade do telefone quando um cego passa por essa fotografia no Instagram.

A segunda é a mais recompensadora. Nesta é o próprio utilizador que, quando adiciona uma imagem ao seu feed e depois de escrever a legenda principal, tem a hipótese de ir às definições avançadas dessa mesma publicação e descrever com um maior pormenor, ou interesse humano, a fotografia que vai publicar.

São funcionalidades que estão apenas a começar, mas o alt text já está disponível para todos os utilizadores.

LEIA MAIS: Pai com doença terminal dança com filha no dia do seu casamento [vídeo]

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS