Incêndio em Vila Real com três frentes ainda ativas

O incêndio que deflagrou no domingo na Samardã, Vila Real, mantém-se hoje de manhã com três frentes, uma delas a apresentar maior preocupação, e mobiliza 421 operacionais, num combate que vai ser reforçado com cinco meios aéreos.

Incêndio em Vila Real com três frentes ainda ativas

Incêndio em Vila Real com uma frente que preocupa e meios aéreos foram acionados. “O incêndio mantém-se ativo, com três frentes, embora uma delas a apresentar maior preocupação, que é esta frente que se desenvolve na cumeada do Alvão [serra]”, afirmou o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Miguel Fonseca.

Rapaz de 13 anos e jovem de 18 morrem em praias fluviais portuguesas
Um rapaz de 13 anos e um jovem de 18 foram morreram neste domingo afogados nas praias fluviais de Valada, no Cartaxo, e da Senhora da Ribeira em Santa Comba Dão, respetivamente, segundo fontes dos CDOS locais (… continue a ler aqui)

Num ponto de situação feito pelas 08:00, no posto de comando instalado perto da aldeia de Benagouro, o responsável disse que uma das outras frentes está “em consolidação, praticamente toda fechada e em processo de rescaldo”, e uma terceira, virada ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, também está “praticamente a entrar em processo de consolidação”. “Contamos com que vá ser um dia complicado, até porque a área do incêndio é bastante grande, ainda há muitos pontos quentes”, salientou.

O CODIS disse que os meios aéreos que esta manhã vão ser empenhados neste incêndio vão ser “uma peça importante para reforçar o trabalho dos meios terrestres” e para que “quanto antes, se possa fechar os processos de consolidação, como também debelar rapidamente esta frente que ainda se mantém ativa”.

Vão ser empenhados cinco meios aéreos neste fogo rural, que está ativo há cerca de 24 horas e que já queimou uma vasta área de mato e algum pinhal e que, no domingo, colocou em perigo várias aldeias do concelho de Vila Real.

O alerta para o fogo foi dado às 07:00 de domingo, na serra do Alvão, zona da Samardã, e o vento forte e inconstante que se fez sentir empurrou-o em três frentes distintas, tendo atravessado a Estrada Nacional 2 (EN2) e a Autoestrada 24 (A24), entretanto já reabertas.

Impala Instagram


RELACIONADOS