Imita Kim Jong Un e é deportado: «A sátira é uma arma contra ditadores»

O humorista Howard X foi obrigado a abandonar o Vietname, depois de imitar o líder da Coreia do Norte Kim Jong Un.

Imita Kim Jong Un e é deportado: «A sátira é uma arma contra ditadores»

O humorista australiano Howard X foi obrigado a sair do Vietname, após ter imitado Kim Jong Un. A deportação acontece na semana em que o verdadeiro líder da Coreia do Norte visita o país.

Esta quarta-feira e quinta-feira, a capital do Vietname, Hanói, recebe a visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jog Un, para se esclarecer a «definição compartilhada» de desnuclearização.

Ainda que não haja certeza de que se vá assinar um tratado de paz, os habitantes daquele país esperam com grande expetativa a chegada dos líderes. Milhares de pessoas se encontram nas ruas a venderem símbolos alusivos a Donald Trump e Kim Jong Un.

O humorista Howard X, que é conhecido por ter características físicas semelhantes ao líder da Coreia do Norte, aproveitou o espírito da população e decidiu organizar um encontro falso com Russel White, que imita Trump.

«A sátira é uma arma importante contras as ditaduras»

No entanto, o momento não foi bem aceite pelos vietnamitas e a polícia local teve de intervir. O sósia de Kim Jong Un recebeu um alerta das autoridades que dava conta que o seu visto estava inválido. O australiano foi obrigado a sair do país mais cedo do que o previsto. Segundo a Reuters, foi deportado esta segunda-feira, 25 de fevereiro.

O humorista reagiu e defende que «a sátira é uma arma importante contras as ditaduras». Howard X diz-se ainda vítima pelo facto de ter «nascido com uma cara semelhante à de Kim Jong Un».

«Os norte-coreanos não têm sentido de humor», comentou aos jornalistas, a caminho do aeroporto.

Esta não é a primeira vez que Howard X tem problemas com as autoridades. Durante a primeira cimeira entre Trump e Kim Jong Un, em Singapura, o humorista foi detido. O ano passado, nos Jogos Olímpicos de inverno, na Coreia do Sul, foi retirado do recinto pelos seguranças.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira
Matou a namorada e regou-a com soda cáustica. Polícia diz que morte foi acidental

 

Impala Instagram


RELACIONADOS