Hell’s Angels: Mário Machado diz que foi atacado por «vingança pessoal»

O ativista de extrema-direita Mário Machado, visado num ataque do grupo motard Hell’s Angels, em 2018, alega que motards queriam impedir criação de grupo rival.

Hell's Angels: Mário Machado diz que foi atacado por «vingança pessoal»

Mário Machado, antigo líder de vários movimentos de extrema-direita, disse ontem, em tribunal, que o ataque de que foi alvo, em 2018, por parte de motards dos Hell’s Angels teve como mote “vingança pessoal” ou a vontade de estes de impedirem que nascesse em Portugal um grupo rival. Há três semanas que estão a ser julgados 88 membros dos Hell’s Angels, por associação criminosa e tentativa de homicídio. Em causa está o ataque num restaurante no Prior Velho, em Loures, ao grupo que Machado estaria a planear criar, os Bandidos MC – rivais a nível internacional dos Hell’s Angels.

Machado conseguiu escapar, mas alguns dos seus interlocutores ficaram gravemente feridos. Ontem, ao testemunhar enquanto vítima, admitiu que fora um alemão a desafiá-lo, na cadeia, a formar uma célula dos Bandidos em território nacional. Contudo, admitiu não ter conhecimento além do que “está na Internet” sobre ambos os grupos. “Sei o que é público e pouco mais”, garantiu. Mas só com alguma insistência é que o antigo líder de movimentos de extrema-direita respondeu às questões. De acordo com o mesmo jornal, afirmou por diversas vezes, não querer responder às perguntas do tribunal – algo que a lei não permite.

Suspeito de ataque a tiro

Entre os temas em que acabou por ser obrigado a prestar depoimento, está a suspeita de que seria o autor do ataque a tiro, em 2006, ao presidente do clube dos Hell’s Angels, no Algarve. Até então, salientou, mantinha uma relação “cordial” com elementos dos Hell’s Angels, cuja filial portuguesa ajudara, anos antes, a formar, apesar de, à data, não ter mota. Sairia ao fim de um mês , por situações que iam contra a suas “convicções nacionalistas”. O depoimento continua na próxima segunda-feira, sob apertadas medidas de segurança.

LEIA AINDA
Padre acusado de abusar de menor comete crime em quinta de vereador

Impala Instagram


RELACIONADOS