Filmaram a violação de uma menor na via pública e não ajudaram a vítima

Vários homens filmaram a violação de uma menor em Casablanca e não ajudaram a vítima. Casos semelhantes são comuns em Marrocos.

Vários homens filmaram a violação de uma menor em Casablanca e não ajudaram a vítima. Casos semelhantes são comuns em Marrocos. Em 2016, uma jovem foi violada à saída de um autocarro. O caso tomou proporções mundiais, com repúdio do ato e à falta de assistência à vítima.

Casablanca foi novamente notícia esta semana pelos mesmos motivos. Uma menor foi abusada sexualmente nas ruas daquela cidade marroquina, sem que ninguém a ajudasse.

LEIA MAIS: Tozé Brito faz revelações inéditas sobre violação quando tinha 10 anos

O vídeo da violação, no qual se pode ver o crime e as súplicas da menor, foi divulgado pela polícia para identificação do agressor. Nas imagens, pode ver-se que um homem despe a rapariga enquanto outros filmam o ato.

Em desespero, a vítima suplica por ajuda enquanto questiona o violador. «Não tens coração, não tens irmã, gostavas que fizessem o mesmo?» A jovem ainda tenta escapar, mas não consegue livrar-se do agressor.

O caso teve lugar em janeiro e foi divulgado esta semana. Apenas um dia depois da partilha das imagens, a polícia identificou o culpado. Trata-se de um jovem de 21 anos Da aldeia de Bouchane, em Marrakech.

Filmaram a violação e o vídeo serviu mais tarde para identificá-los

O agressor já foi detido e vai permanecer preso enquanto aguarda julgamento. No caso de 2016, a polícia conseguiu deter seis menores, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 ano, menos de 24 horas após o crime.

A vítima, de 24 anos, não denunciou os agressores e sofre de problemas mentais. Este tipo de agressões é comum em Marrocos. No país, as mulheres continuam a ser vistas como seres humanos de segunda categoria. Têm muitos deveres, mas poucos direitos.

Em dezembro do ano passado, o presidente da Câmara de Rabat anunciou querer pôr em circulação autocarros «cor de rosa». Seriam reservados apenas a mulheres, com o objetivo de evitar violações em transportes públicos.

LEIA MAIS: Criança de 3 anos violada e queimada pelo padrasto

Contudo, a ideia recebeu inúmeras críticas de associações feministas. Consideraram não ser esse o caminho para evitar este tipo de crimes. As mulheres pedem alterações na Lei, penas mais pesadas, mais polícias na rua e formação de prevenção em escolas.

Querem também ações de formação para as crianças, de forma a que quando chegarem à idade adulta não sintam que as mulheres são inferiores.

Segundo um relatório da ONU Mulheres, 60 por cento dos homens marroquinos acreditam que a violência sexual está legitimada quando uma mulher se veste de forma provocatória ou sai à noite em lugares públicos.

LEIA MAIS: Gémeas torturadas e violadas pelo pai durante 10 anos

Impala Instagram


RELACIONADOS