Família pede ajuda para salvar a vida do artista de rua STRA [vídeo]

O artista francês Anthony Lemoine, também conhecido como STRA no mundo da arte de rua, sofreu um derrame hemorrágico em 6 de março de 2021.

Família pede ajuda para salvar a vida do artista de rua STRA [vídeo]

O artista francês Anthony Lemoine, também conhecido como STRA no mundo da arte de rua, sofreu um derrame hemorrágico em 6 de março de 2021. De acordo com a família, “desmaiou sem aviso no estúdio. O tronco encefálico e o cerebelo foram afetados, deixando-o paralisado e sem fala. O nosso mundo mergulhou num pesadelo quando os médicos nos disseram que poderia não acordar e, que caso acordasse, poderia ficar vegetal. Esteve em coma durante duas semanas. Na terceira semana, abriu os olhos e provou que os médicos estavam errados. Começou por mover os dedos, depois os olhos e depois os membros”, pode ler-se na descrição da página de angariação de fundos.

“Duas semanas após ter acordado, começou a responder a perguntas de sim e não piscando os olhos, para incredulidade dos médicos”. No entanto, “uma negligência médica – um diagnóstico errado e consequente medicação inadequada no Centro de Reabilitação Rovisco Pais – causou um grave revés”, tendo voltado à estaca zero. A família explica que, após muita luta, conseguiram que Anthony fosse transferido para outra clinica, Unidade de Cuidados Continuadas, da Santa Casa da Misericórdia, em Barcelos. Aí, “recuperou os progressos que havia tido e começou a ter muitas melhorias. Começou a fazer barulhos, começou a comunicar com as mãos e até começou a dar alguns passos!”, recordam.

Os custos são elevados

Ainda assim, “infelizmente, o serviço público de saúde só oferece três meses de reabilitação. Fomos encaminhados para excelentes neurologistas e centros de reabilitação na Europa para garantir a sua reabilitação contínua, mas isso tem um preço. Precisamos desesperadamente arrecadar fundos para que o STRA possa continuar a sua jornada de recuperação e volte a criar arte nas ruas que ele tanto ama.

A estadia custa 2.500 euros mensais, enquanto que a fisioterapia – quatro horas diárias – ascende aos 900 euros por mês. A isto, acrescem outras terapias – fala e ocupacional – que têm um custo de 500 euros. No total, a família está a dispender perto de quatro mil euros todos o meses. Contas feitas, são perto de 47 mil euros anuais. O objetivo passa por angariar 55 mil euros que serão utilizados para cobrir taxas e comissões adicionais, bem como um fundo de maneio caso sejam necessárias mais terapias futuramente. O rosto foi desfocado parcialmente, pois Anthony deseja permanecer anónimo na internet de forma a manter a sua identidade de artista de rua discreta. Até ao momento foram angariados 8.360 euros do total de 55 mil euros.

Carla tem osteogénese imperfeita e deixa apelo dramático
Carla Oliveira nasceu com osteogénese imperfeita e, logo após o diagnóstico, foi abandonada pela mãe no Hospital Curry Cabral. Quando tudo parecia estar a recompor-se, a pandemia deixou-a no desemprego e sem dinheiro. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS