Não é fã de especiarias? Aceleram o metabolismo e até ajudam a prevenir o cancro

O Dia Mundial do Picante celebra-se a 16 de janeiro e são vários os benefícios associados a esta e outras especiarias.

Não é fã de especiarias? Aceleram o metabolismo e até ajudam a prevenir o cancro

Uns adoram, outros não toleram o consumo de alimentos condimentados com especiarias mais fortes e picantes. Mas afinal há benefícios? A nutricionista Catarina Sofia Correia garante que sim.

LEIA DEPOIS
Sete distritos sob aviso amarelo na quinta-feira

Seja por desgostarem do sabor ou por acreditarem que não estão associados a uma dieta saudável, há pessoas que evitam ao máximo condimentos. No entanto, o consumo moderado de alimentos como canela, açafrão, curcuma, alho, gengibre, cominhos e pimenta estão associados a vários benefícios de saúde. Fique a conhecê-los.

  • Melhoram a Saúde Cardiovascular

Habitualmente um maior consumo de especiarias está associado à diminuição da adição de sal nos alimentos. Consequentemente, a diminuição de sal na dieta está associada a uma menor incidência de mortes causadas por doenças cardiovasculares. Por outro lado, alguns estudos sugerem que as especiarias podem reduzir os níveis de colesterol «mau» (LDL) no organismo quando usadas com moderação.

  • Aceleram o metabolismo

Vários estudos indicam que certas especiarias como o cominho, canela, açafrão, pimenta e pimentão contribuem para aumentar a taxa de repouso metabólico e diminuir o apetite. Ainda assim, lembre-se que um único alimento por si só não é a solução para uma significativa perda de peso. Para esse efeito deve combinar o consumo deste tipo de alimentos com uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.

  • Combatem a inflamação e possuem uma ação antibacteriana

A curcumina, uma substância presente na curcuma, reduz a inflamação do organismo. Da mesma forma, segundo a medicina ayurvédica, as propriedades anti-inflamatórias do gengibre e do alho melhoram os sintomas de diversas doenças auto-imunes, dores de cabeça e até náuseas. Além disso o cominho e a curcuma possuem poderosas propriedades antioxidantes e antibacterianas sendo o seu consumo benéfico contra as bactérias nocivas para o organismo.

  • Previnem o aparecimento de cancro

A capsaicina, a substância que dá o sabor quente e picante às pimentas demonstrou, em diversos estudos, possuir propriedades anticancerígenas retardando e destruindo as células danificadas.

Consumo deve ser moderado

Apesar dos benefícios acima referidos, a nutricionista Catarina Sofia Correia salienta que o seu consumo deve ser moderado. «Isto devido à capsaicina. Para as pessoas que são mais sensíveis aos sabores mais fortes ou que possuem alguma patologia no trato gastrointestinal poderão, ao consumir quantidades extremas, sentir a curto prazo algum desconforto como dor de estômago, diarreia ou vómitos.»

Como tal, se não é consumidor habitual deste tipo de condimentos deverá aumentar o consumo de forma gradual para minimizar o aparecimento de sintomas indesejáveis.

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para quinta-feira, 9 de janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS