Deco alerta para a existência de dois microondas perigosos à venda em Portugal

A Deco Proteste revelou num relatório publicado no site oficial a existência de dois modelos que representam um perigo para a saúde.

Deco alerta para a existência de dois microondas perigosos à venda em Portugal

De acordo com a Deco, os dois modelos de microondas atingem temperaturas excessivas no topo e na porta. Os modelos em causa, que pode ver na imagem abaixo, são o KOG 6F27 da Daewoo, que custa 49,36€, e 21IVS da marca Teka, à venda por 84,67€.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor afirma que as temperaturas atingidas estão acima dos valores permitidos pela norma de segurança elétrica. “No microondas com grill Daewoo medimos 92,5 graus no topo da superfície de metal revestido, quando o limite é de 80 graus para este tipo de superfície. No microondas com da Teka medimos 91 graus na porta, quando o máximo admissível para superfícies de vidro é de 85”, afirma.

LEIA MAIS: ÚLTIMA HORA: Presidente do Conselho Nacional de Saúde renuncia ao cargo

Depois de testar os dois microondas, a Deco contactou a ASAE para retirar os modelos do mercado. No entanto, até ao momento não obtiveram nenhuma resposta.

O microondas é prejudicial à saúde: Mito ou Realidade?

Nos últimos tempos tem sido partilhada a ideia de que o microondas representa um perigo para a saúde humana. Acredita-se que as ondas de radiação que emitem possam ser prejudiciais para a saúde. Estas servem para agitar as moléculas da comida e aquecê-la

LEIA MAIS: Homem arranja forma estranha para salvar a vida de criança com cancro

No entanto um estudo publicado pela Sociedade Americana do Cancro veio desmentir alguns rumores. Os cientistas afirmam que ondas do microondas não são suficientemente fortes para prejudicar a saúde. Além disso, avançam também que aquecer comida num recipiente de plástico também não é perigoso. Apesar da probabilidade de as toxinas do plástico passarem para a comida, a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar explica que a exposição aos químicos não é suficiente para fazer mal à saúde.

LEIA MAIS: Usar papel higiénico na hora de ir à casa de banho pode causar-lhe problemas de saúde

Impala Instagram


RELACIONADOS