No Dia Mundial da Poupança, saiba como pagar menos em 2020

A Deco Proteste lança dicas para poupar em 2020, a propósito do Dia Mundial da Poupança que se celebra esta quinta-feira, 31 de outubro

No Dia Mundial da Poupança, saiba como pagar menos em 2020

No Dia Mundial da Poupança, que se celebra esta quinta-feira, 31 de outubro, a Deco Proteste revela que apenas 20% dos portugueses conseguem poupar. Isto porque grande parte do orçamento vai para as despesas da casa, saúde e alimentação. Para isso, a Deco lançou dicas para pagar menos em 2020.

LEIA DEPOIS

Sete dicas que o vão ajudar a gastar menos dinheiro

Renegociar as taxas de juro do cartão de crédito

Um dos primeiros passos é renegociar as taxas de juro do cartão de crédito. A maioria dos consumidores possui estes cartões há vários anos e estão a pagar taxas muito elevadas, comparativamente aos valores atuais. A taxa máxima legal admitida pelo Banco de Portugal para os cartões recentes é de 15,7% e há quem pague 30%.

As taxas de juro são apenas atualizadas para os cartões de crédito mais recentes e as instituições de crédito não são obrigadas a rever as condições dos contratos anteriores a 2010, ano em que entrou em vigor o decreto-lei. «Os contratos anteriores a esse ano estão sujeitos às taxas aplicadas na altura da respetiva celebração», refere a Deco.

Se o banco lhe propuser um novo cartão de crédito, verifique se a taxa é inferior a 12%

Para isso, é aconselhável que «contacte o banco, de preferência, por escrito». «Peça a revisão da TAN (Taxa Anual Nominal) actual do cartão de crédito, evocando a disparidade de valores cobrados a clientes com cartões anteriores a 2010. Se o banco aceitar a renegociação do contrato e lhe propuser um novo cartão de crédito, verifique se a TAEG é inferior a 12%, pois estará entre os mais baratos do mercado. Caso contrário, há opções mais vantajosas», adianta a Deco Proteste.

IMI

Outra dica prende-se com o valor do imposto municipal sobre imóveis (IMI). Muitas casas estão a pagar um valor elevado. A Deco Proteste recomenda fazer o pedido de nova avaliação pessoalmente no balcão da área de localização do imóvel. «Mais de 26 mil pessoas seguiram, nos últimos nove meses, a nossa recomendação, e simularam o valor correto de IMI a pagar pelas suas casas. Em cada dez simulações, sete podem poupar já em 2020. Em média, as poupanças rondam os 78 euros. Basta ter a caderneta predial do imóvel para, em poucos minutos, simular o imposto justo a pagar.»

Para os empréstimos da casa feitos depois de 2008, pode haver uma redução do spread ou margem comercial do banco, que têm vindo a descer. «Se o valor for superior a 1,5%, chegou a hora de renegociar», recomenda a Deco Proteste.

Investir num PPR

No segundo trimestre deste ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os portugueses economizaram apenas 5,90 euros por cada 100 euros de rendimento disponível, o valor mais baixo das últimas décadas. Mas a questão sobre a poupança da reforma impõem-se quando se estima que, em 2050, o valor das pensões na função pública representará menos de metade (44,2%) do último salário dos trabalhadores, de acordo com o relatório da Comissão Europeia.

Pegando no valor do INE: 5,90 euros por cada 100 euros de rendimento. Considerando um terço desse valor, ou seja, cerca de dois euros e juntá-lo por dia consegue amealhar mais de 110 mil euros até à idade da reforma. Se começar a pôr este dinheiro de lado aos 30 anos e o aplica no fundo recomendado pela equipa da PROTESTE INVESTE, está a amealhar para o futuro e a poupar.

Caso já tenha um PPR, o próximo passo é ver se as entidades gestora estão a conseguir gerir os ativos dos seus produtos de forma eficiente.

Poupar nas despesas da casa

A fatura da energia pode ser reduzida ao comparar produtos. Para isso é importante conhecer todas as alternativas de equipamento de aquecimento. Antes da compra, os preços devem ser comparados.

LEIA MAIS

Call-centers | Trabalhadores estão hoje em greve por melhores salários

 

Impala Instagram


RELACIONADOS