Tem dificuldades em poupar? Sete dicas que o vão ajudar

Para muitas pessoas poupar dinheiro é complicado. No entanto não tem de ser. Conheça sete dicas que o podem ajudar.

Tem dificuldades em poupar? Sete dicas que o vão ajudar

Conseguir poupar dinheiro é mais fácil do que se julga. É uma questão de disciplina. E uma tarefa que exige continuidade. Em tempos Cristiano Ronaldo comparou a ausência de golos a um frasco de ketchup. O jogador português explicou que assim que começasse a marcar, nunca mais parava. E com as poupanças é o mesmo.

LEIA DEPOIS
Mude a sua sorte: 5 dicas para ganhar o Euromilhões

Por mais complicado que se julgue, existem formas simples de poupar dinheiro. Que quando cumpridas são o suficiente para mudar a vida de qualquer um. Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, o paraeles revela sete dicas que te vão ajudar a poupar dinheiro.

 1 – Anotar os gastos

O caminho mais fácil para perceber como é possível poupar dinheiro passa por saber onde é que o dinheiro é gasto. Anotar os gastos diários, sem exceção, é o primeiro passo. Quando essa tarefa for realizada, podem criar-se diferentes grupos que vão do combustível à renda da casa.

2 – Estabelecer um orçamento

O passo seguinte é estabelecer um orçamento mensal. E convém que seja um orçamento real. Não te esqueças de juntar as despesas ocasionais aos gastos fixos. Isto fará que com o excesso de gastos seja mais facilmente controlado.

3 – Plano de poupanças

Agora que o orçamento está criado, é altura de criar um plano de poupanças para cada categoria. O ideal será poupar 10-15% dos ganhos. Quando esta percentagem é muito complicada é bom perceber onde é que se pode cortar nos gastos. Uma dica importante passa por olhar para esta poupança como um gasto fixo mensal.

4 – Definir um objetivo de poupança

Muitas pessoas conseguem ser bem sucedidas nas poupanças porque estabelecem um objetivo para as poupanças. Que são tão distintos como viagens ou entrada para uma casa ou carro. Os objetivos podem ser separados por grupos que vão das poupanças a curto prazo (1-3 anos), fundo do emergência (3-9 meses) ou para a reforma.

5 – Escolher prioridades

Os objetivos são extremamente importantes nas poupanças. São aquilo que acaba por guiar as pessoas. E devem ser escolhidas as prioridades. Por exemplo, se queres realizar aquela viagem de sonho ou se estás a pensar mudar de carro, começa a poupar para isso. Faz com que seja uma prioridade.

Continue a ler aqui.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para este sábado, 21 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS