Detido em Lisboa casal brasileiro que vendia passaportes falsos por 10 mil euros cada

Investigação teve início em 2018, no Reino Unido. Casal brasileiro que vendia passaportes falsos foi detido agora devido ao elevado risco de fuga.

Detido em Lisboa casal brasileiro que vendia passaportes falsos por 10 mil euros cada

Uma operação realizada em Lisboa ajudou a desmantelar um grupo que se dedicava à venda de passaportes falsos, de alta qualidade. As autoridades portuguesas detiveram dois cidadãos brasileiros (um homem e uma mulher), tendo sido apreendidos centenas de documentos, impressoras especiais, carimbos, selos e computadores utilizados nos fraudes.

Trata-se de uma das mais importantes apreensões efetuadas a nível europeu ao longo dos últimos anos. A investigação teve início em 2018, no Reino Unido, onde o casal vivia antes da mudança para Portugal. Além das autoridades portuguesas, participaram ainda a Europol e a Polícia Federal do Brasil. A detenção ocorreu neste momento pois existia o elevado risco de os suspeitos se colocarem em fuga.

Maior parte dos passaportes apreendidos eram portugueses

A venda dos documentos falsos era efetuada na dark web – com mecanismos de busca mais complicados – e os pagamentos eram efetuados com recurso a bitcoins, criptomoedas com rastreamento complicado. Cada documento tinha um custo de 10 mil euros. A maior parte dos documentos apreendidos eram passaportes portugueses. Esta operação foi batizada com o nome Fewas e os detidos serão presentes a um juiz em breve.

Impala Instagram


RELACIONADOS