Deputada mostra cuecas de renda no Parlamento em protesto

Uma deputada irlandesa mostrou, esta terça-feira, umas cuecas de renda no Parlamento em protesto contra julgamento por violação.

Deputada mostra cuecas de renda no Parlamento em protesto

Uma deputada irlandesa mostrou cuecas de renda no Parlamento em protesto contra julgamento por violação. «Pode parecer confrangedor mostrar um par de cuecas aqui… mas como é que acham que uma vítima de violação ou uma mulher se sente perante o cenário incongruente de a sua roupa interior ser exibida em tribunal?»

Um julgamento por violação na Irlanda está a gerar polémica, depois de a advogada do alegado violador ter apresentado as cuecas da vítima em tribunal, como prova de inocência do seu cliente.

LEIA MAIS: Após tentativa de violação, surfista portuguesa é esfaqueada no Estoril

Perante esta situação, a deputada Ruth Coppinger decidiu exibir, na terça-feira, umas cuecas de renda durante uma sessão no Parlamento em protesto contra o caso.

Mais tarde, a deputada revelou no Twitter que no momento em que mostrou as cuecas vários órgãos de imprensa afastaram o plano de si. «Nos tribunais, as vítimas podem ver a sua roupa íntima usada como prova e está tudo dentro das regras.»

 

Advogada de defesa do violador contribui para a culpabilização da vítima

A advogada de defesa do alegado violador referiu ainda, em tribunal, que a roupa interior da vítima era um pormenor a ter em conta. A defensora afirmou que a adolescente estava a usar «uma tanga com a parte da frente em renda» no momento do contacto sexual e que isso provava que o sexo entre ambos foi consensual.

Não se sabe se este argumento influenciou a sentença do juíz, mas este demorou apenas uma hora e meia a decidir absolver o arguido.

Na sequência do veredicto, a líder do centro para vítimas de violação de Dublin pede uma reforma no sistema legal.

 

LEIA MAIS: Portuguesa drogou filha que escondeu na mala do carro durante dois anos

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS