Covid-19: Qual o risco de transmissão quando pagamos com notas?

É ou não seguro fazer pagamentos com dinheiro vivo, moedas ou notas? Direção-Geral da Saúde alterou conselho e responde à dúvida.

Covid-19: Qual o risco de transmissão quando pagamos com notas?

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alterou os conselhos sobre a forma como fazemos pagamentos e afirma agora que não há problema em usar dinheiro se as mãos forem bem higienizadas após o ato de pagar, pois o risco de contrair covid-19 através de moedas e notas é «muito baixo».

LEIA DEPOIS
Casal preso por explorar bordel em Castro Daire

Pagar com cartões que não obriguem a colocação do PIN

Para restaurantes, cafés, transportes públicos, clínicas, dentistas ou eventos culturais, as orientações da DGS continuam a o uso de meios de pagamento que não impliquem contacto físico, como os cartões contactless – cartões multibanco que não obrigam a colocar PIN.

Escolas devem garantir distanciamento para evitar covid-19

A DGS diz ainda que, nas escolas, a disposição nas salas de aula deve respeitar a maximização do distanciamento entre alunos e alunos/docentes, para garantir afastamento físico de 1,5 a 2 metros. Assim, as mesas devem ser dispostas o mais possível junto de paredes e janelas. As mesas devem estar colocadas com a mesma orientação, evitando uma disposição que implique alunos virados de frente uns para os outros.

LEIA AGORA
Rebanho atacado por lobos duas vezes na aldeia de Caravela

Impala Instagram


RELACIONADOS