Rebanho atacado por lobos duas vezes na aldeia de Caravela

Pastor diz que ataques provocaram a morte a pelo menos seis ovelhas e um cão, em Caravela, aldeia do Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

Rebanho atacado por lobos duas vezes na aldeia de Caravela

Um rebanho da aldeia de Caravela, no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, foi por duas vezes na mesma semana atacado por lobos. Várias ovelas ficaram feridas e seis, mais um cão-pastor, morreram, de acordo com o proprietário «O último ataque ocorreu no sábado. Cheguei ao curral às seis horas e vi um rasto de sangue no chão», descreve o pastor na edição desta terça-feira, 21 de julho, ao JN. «Mais à frente, o cão morto.

LEIA DEPOIS
Bombeira que tentou matar o filho apanha 17 anos de prisão

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas visitou o local onde o rebanho foi atacado

«Ouvi muito ruído no estábulo, abri a porta e vi as ovelhas muito agitadas. Entrei por uma porta lateral e ainda vi os lobos fugir. Saltaram por cima de um portão. Mataram três ovelhas e deixaram cinco ou seis feridas, não sei se sobrevivem», conta Evangelista Romão, o proprietário. Na «quarta-feira», 15 de julho, os lobos «mataram duas ovelhas e deixaram outras feridas, também no curral». O pastor não sabe contabilizar o prejuízo, mas explica que técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas «já estiveram» na propriedade. «Foram ao estábulo confirmar os ataques. Tenho de tratar que me paguem alguma coisa. Mas não sei se serão as perdas reais», teme.

«Em mais de 40 anos de pastor, tenho visto muitos lobos, mas se aproximaram tanto

O pastor acredita que os lobos, pelo menos os que atacaram o rebanho, «andam pela zona» de Caravela, aldeia da Zona Nacional de Caça da Lombada. «Ao longo de mais de 40 anos de pastor, tenho visto muitos lobos. Mas se aproximaram tanto. Atacaram dentro do curral e já na semana passada os tinha visto num lameiro. Quando me viram, acabaram por não atacar.»

LEIA AGORA
Ligação entre amianto e cancros na PJ de Braga investigada

Impala Instagram


RELACIONADOS