Covid-19: Primeira mulher a ser vacinada conta como foi a experiência

Norte-americana que foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 é mãe de dois filhos e diz-se chocada com a repercussão da sua participação no teste.

Covid-19: Primeira mulher a ser vacinada conta como foi a experiência

A vida de Jennifer Haller, 44 anos, gerente de operações de uma startup norte-americana, teve uma reviravolta na vida no início de março de 2020. Mãe de duas crianças, é a primeira pessoa a tomar uma vacina contra a covid-19, como voluntária de um estudo clínico realizado nos Estados Unidos na busca da imunização contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

Decidiu testar-se com a vacina experimental contra a covid-19 para «poder contribuir para impedir a pandemia»

«Naquela altura, estávamos todos muito desamparados», recorda, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. «Não havia nada que eu pudesse fazer para impedir a pandemia. Pelo menos até saber desta oportunidade. E pensei que afinal talvez houvesse alguma que pudesse fazer para contribuir. Depois de tomada a decisão, fiquei com um sentimento de controlo», recorda Haller. «Estamos todos tão indefesos. A decisão deixou-me orgulhosa. Deu-me algo através da qual poderia ser responsável. Podia ser útil, finalmente.»

LEIA DEPOIS
Irmão de grávida que morreu infetada desabafa transtornado: «O enxoval do bebé está em casa»

A descrição do processo e os sintomas após tomar a vacina

A gerente operacional norte-americana passou por «vários exames médicos». E, naturalmente, teve de «lidar com as preocupações da família». O contrato «tinha 45 páginas de isenções de responsabilidade por parte dos cientistas». No fundo, Jennifer Haller assumiu total responsabilidade pelos efeitos da vacina. No primeiro dia, sentiu-se «febril». No segundo, a região onde recebeu a vacina «estava bastante dorida». Mas, depois disso, não sentiu «nenhuma diferença na própria saúde».

Segunda dose da vacina experimental administrada nesta quinta-feira

Desde que a vacina experimental lhe foi administrada, está isolada em casa. «Assim que chegarmos à vacina, seja ela qual for, sentir-me-ei orgulhosa por ter feito parte do processo», disse. Amanhã, quinta-feira, 16 de abril, exatamente 28 dias depois de ter recebido a primeira dose, Jennifer irá receber a segunda. Durante o próximo ano, será sistematicamente e regularmente examinada pelos investigadores do Kaiser Permanent Washington Health Research Institute. Tal como esta mãe de dois filhos, mais 44 pessoas estão a participar no estudo.

LEIA MAIS
A história do primeiro abraço de Giorgio e Rosa depois de curados do coronavírus em quartos separados

Impala Instagram


RELACIONADOS