Covid-19: Irlanda cria robô que mata vírus e reduz infecção hospitalar

Irlanda criou um robô que emite luz ultravioleta, faz purificação profunda do ambiente, mata o vírus da covid-19 e pode desinfectar hospitais.

Chama-se Robot Violet, Robô Violeta em Português. Além de acabar com o novo coronavírus, é capaz de higienizar um quarto de hospital em metade do tempo e, supostamente, evita a covid-19. é o que promete a Akara Robotics, fundada no Trinity College, da Irlanda. A luz tubular flutua pelo quarto assemelhando-se um sabre de luz. As propriedades dos raios ultravioletas, disparados em comprimentos de onda muito curtos, «decompõem o DNA dos micróbios, impedem a replicação e a propagação de germes, inclusive o novo coronavírus». O avanço é uma ajuda preciosa na desinfeção de superfícies e de equipamentos hospitalares.

LEIA DEPOIS
Empresário condenado a 20 anos de prisão por homicídio após jogo de cartas

‘Limpar’ a covid-19 sem intervenção humana

Connor McGinn, inventor do euipamento, afirma que o robô Violeta «melhora bastante todo o processo» de limpeza, «permitindo aos hospitais sobrelotados limparem salas e equipamentos sem que nenhum ser humano esteja presente». O «sistema pode reduzir a dependência do uso de soluções químicas, o que pode ser eficaz, mas exige que as salas sejam desocupadas várias horas, durante a esterilização, tornando-as impraticáveis para muitas partes do hospital», lamenta McGinn.

Violeta desliga-se automaticamente se avistar presença humana

Como os raios ultravioleta são prejudiciais aos seres humanos, Violeta tem um sistema de inteligência artificial e desliga-se automaticamente se alguém entrar no campo de ação. A startup espera produzir 50 unidades nas próximas semanas, mas o primeiro robô deve trabalhar já nesta Páscoa. Caso as estimativas sobre a próxima curva da covid-19 forem precisas, os hospitais vão precisar de inovações como esta.«Estamos muito felizes com o nosso progresso», congratula-se McGinn no Irish Times.

LEIA DEPOIS
Tigre do zoo de Nova Iorque testa positivo para o novo coronavírus

Impala Instagram


RELACIONADOS