“Combates ferozes” contra russos em Avdiivka

As tropas ucranianas e russas estão envolvidas em “combates ferozes” na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, disse hoje um alto comandante militar ucraniano.

As declarações foram feitas um dia depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter afirmado que Kiev estava a fazer “tudo ao seu alcance” para salvar as tropas que lutavam na frente oriental, sobretudo na cidade de Avdiivka, onde a situação é descrita como crítica.

“Estão a ocorrer combates ferozes na cidade”, afirmou nas redes sociais Oleksandr Tarnavskiy, um comandante ucraniano responsável pelas forças no leste do país.

“As nossas tropas estão a utilizar todas as forças e meios disponíveis para conter o inimigo”, acrescentou.

O responsável anunciou, além disso, que as forças ucranianas estão a estabelecer novas posições defensivas em torno da cidade, com o exército a assinalar também uma possível retirada face às vagas de ataques russos.

“Foram estabelecidas novas posições e continuam a ser instaladas fortificações poderosas, tendo em conta todos os cenários possíveis”, disse.

Tarnavskiy declarou que a prioridade de Kiev é proteger as tropas: “Valorizamos cada pedaço do território ucraniano, mas o nosso maior valor e prioridade é preservar a vida de cada soldado ucraniano”.

Nesta cidade do Donbass, devastada pelos combates, a posição dos defensores ucranianos é cada vez mais precária face às forças russas que estão na ofensiva desde outubro, de acordo com a agência de notícias France-Presse.

CAD // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS