Ciclone Harold destrói dezenas de milhares de casas em Vanuatu

O ciclone Harold destruiu dezenas de milhares de casas em Vanuatu na semana passada, mas o país está relutante em pedir ajuda internacional por temer a entrada da covid-19 no território.

Ciclone Harold destrói dezenas de milhares de casas em Vanuatu

O ciclone Harold destruiu dezenas de milhares de casas em Vanuatu na semana passada, mas o país está relutante em pedir ajuda internacional por temer a entrada da covid-19 no território, declarou hoje uma agência de ajuda humanitária. A violenta tempestade também atingiu as Ilhas Salomão, Fiji e Tonga.

A ajuda às vítimas deste ciclone de categoria 5, a mais poderosa na escala que avalia este tipo de desastre natural, está a ser complicada pelas restrições de viagem determinadas pelo Governo de Vanuatu para se proteger da covid-19.

LEIA DEPOIS
China começa testes de duas vacinas em seres humanos

A organização não-governamental (ONG) World Vision disse que 35% da população do arquipélago, que tem 300.000 habitantes, está em centros de acolhimento.

“A questão da habitação continua a ser motivo de preocupação absoluta”, disse à AFP Kendra Gates Derousseau, diretora da World Vision para Vanuatu. A responsável da ONG explicou que, em algumas áreas do arquipélago, os danos foram ainda maiores do que o causado em 2015, quando Pam, o último ciclone da categoria 5 que atingiu Vanuatu, passou pela região.

O ciclone Pam devastou a capital, Port Vila

“Depois do ciclone Pam, as pessoas avançaram rapidamente, recolheram os detritos, às vezes pendurando mesmo uma lona no teto” das casas, declarou Kendra Gates Derousseau. “Mas, o que vemos depois da passagem do Harold são casas que foram pulverizadas. Não há nada para recuperar”, acrescentou.

Os danos mais significativos foram registados nas ilhas de Pentecostes, Ambae e Espiritu Santo, onde fica Luganville, a segunda cidade do país. As autoridades contabilizaram três vítimas mortais da passagem do ciclone em Vanuatu, mas Kendra Gates Derousseau referiu que pode aumentar à medida que cheguem as informações das províncias mais remotas.

Nas Ilhas Salomão, 27 pessoas morreram depois de cair do convés de um ‘ferry’. A Cruz Vermelha registou uma morte em Fiji, mas nenhuma morte foi informada pelas autoridades de Tonga. O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários e coordenador de ajuda emergencial, Mark Lowcock, prometeu 2,5 milhões de dólares (2,2 milhões de euros) de ajuda a Vanuatu.

Austrália, a Nova Zelândia e a China enviaram ajuda humanitária

A epidemia do novo coronavírus está a complicar as coisas, visto que Vanuatu está determinado a ser um dos poucos países do mundo sem nenhum caso confirmado da doença.

Kendra Gates Derousseau observou que a entrega da ajuda leva tempo em algumas regiões, embora reconheça que o Governo não pode correr o risco de importar a doença. “Pode ser frustrante, mas não há escolha. Uma epidemia da covid-19, além do ciclone, seria incontrolável”, declarou.

A Austrália, a Nova Zelândia e a China enviaram ajuda humanitária ao arquipélago por via aérea. No entanto, este último deve cumprir rigorosas medidas de quarentena antes de entrar no país.

LEIA MAIS
Imunologista Maria de Sousa morre vítima da Covid-19
António Costa alerta: “Vírus não acaba antes do início do próximo ano letivo”

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS